Comitê de Prevenção do “Juntos Pela Segurança” se reúne para definir próximos passos em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), realizou, nessa quinta-feira (08), o último encontro presencial do ano do Comitê Territorial de Prevenção à Violência no Território de Gestão Sustentável 5 (TGS-5), que abrange os bairros do Monte Bom Jesus, Nossa Senhora das Dores, Centenário, São Francisco e Divinópolis. O objetivo dessa reunião, que contou com a presença da Comunitas, foi o de definir os próximos passos do Observatório de Prevenção à Violência e do Comitê Territorial para o calendário de 2023.

Na última quarta (07), também foi feito um acompanhamento das ações realizadas pelas secretarias envolvidas no Plano Juntos Pela Segurança, em parceria com a Comunitas, com o intuito de identificar novos andamentos. Participaram da reunião, representando a SEPLAG, a secretária da pasta, Joelma Lima, e o gerente de Gestão por Resultados, Jonas Chaves, e pela Comunitas, as consultoras Beatriz Mirand, Ligia Rechenberg e Melina Risso (as últimas duas de modo remoto). “A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro prioriza intervenções de prevenção à violência, com o intuito de manter a cidade cada vez mais segura, mostrando para população que o trabalho vem sendo bem feito, buscando resoluções preventivas, por meio de planejamento e ações conjuntas”, destaca a secretária da Seplag.

Com encontros quinzenais, o Comitê Territorial de Prevenção no TGS 5, que faz parte do ‘Juntos Pela Segurança’, foi implementado em maio de 2022 e vem avançando na captura de ocorrências de violência e situações de vulnerabilidade, que chegam aos equipamentos e serviços, para realizar o acompanhamento periódico dos casos e desenhar fluxos e estratégias de atendimentos nos territórios. “O intuito é ampliar o projeto do comitê para outros territórios, junto à Comunitas, uma organização da sociedade civil que fomenta o desenvolvimento sustentável do país e que vem contribuíndo com o “Juntos Pela Segurança”, em Caruaru”, ressalta Joelma.

“Essas visitas que a gente faz regularmente, a cada dois meses no território, são muito importantes para entender as demandas e os desafios que o território encontra. Dessa forma, a gente vai arranjando soluções palpáveis, que sejam possíveis e factíveis à realidade do território, para ir incrementando o projeto de monitoramento e redução de violência”, esclarece a consultora da Comunitas, Beatriz Miranda.

Juntos pela Segurança

Lançado pela gestão municipal, em 2017, o ‘Juntos Pela Segurança’, é um programa intersetorial, desenvolvido pela Secretaria de Ordem Pública de Caruaru (SECOP), que busca melhorar a segurança da população, promovendo políticas públicas de prevenção à violência e a criminalidade, atuando de maneira integrada com os órgãos de Justiça Criminal, dos poderes legislativo e executivo municipais e sociedade civil. “O programa possui ações elaboradas para uma maior incidência na redução de homicídios, com foco na promoção do bem-estar da comunidade, a eficiência das políticas de segurança pública e a cidadania em nosso município”, ressalta Joelma.

A coordenação do Comitê Territorial de Prevenção no TGS 5 é composta pela SEPLAG e conta com representantes das Secretarias de Política para Mulheres (SPM), Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Educação e Esportes (SEDUC) e Secretaria de Saúde (SMS).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *