Embratur e ApexBrasil retomam o ‘S’ de Brasil em marca para promover país

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançaram, nesta terça-feira (14), a nova “Marca Brasil”, utilizada para a promoção do país no exterior. A nova identidade visual retoma a escrita “Brasil”, em detrimento da escrita “Brazil”, em inglês, adotada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), além de remover o slogan “visit and love us” (visite e nos ame), que foi acusada de ter conotação sexual.

A nova marca foi lançada durante cerimônia em Brasília com a presença da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, do vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, e dos presidentes da Embratur, Marcelo Freixo, e da ApexBrasil, Jorge Viana.

“A volta da Marca Brasil reafirma para o mundo que o Brasil que todos amam e desejam conhecer está de volta, representando uma guinada no posicionamento da imagem do Brasil no exterior. Esse é um novo momento do nosso turismo. Não permitiremos mais propagandas de duplo sentido que exponham nossas mulheres. As mulheres brasileiras merecem respeito”, declarou a ministra Daniela Carneiro.

O slogan utilizado durante o governo Bolsonaro foi alvo de críticas por sua ambiguidade e conotação sexual. Segundo os críticos, a frase podia ser interpretada como um incentivo ao turismo sexual. A expressão “love us” (nos ame), em inglês, contém a conotação na língua estrangeira. À época, em 2019, a Embratur respondeu que “as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. E pondera que exploração sexual é crime”, em nota enviada à imprensa.

A Embratur e a ApexBrasil pretendem abrir um concurso para atualizar a arte, incluindo como conceito o cuidado com a sustentabilidade ambiental.

“Esse histórico foi jogado fora pelo antigo governo, que criou uma marca sem estudo técnico e cujo slogan era inadequado na mensagem. A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história do Brasil, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, está sendo retomada”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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