O primeiro trimestre de 2023 teve leve aquecimento na movimentação das lojas do Centro comercial de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, se comparado ao mesmo período de 2022, de retorno ao funcionamento sem restrições, após dois anos de pandemia da Covid-19. O cenário deve ser ainda melhor no segundo trimestre, se levado em conta o panorama atingido nos primeiros meses do ano.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Caruaru, Rossini Batista, lembra que a mesma temporada do ano passado foi “morta” para o setor. “Não tivemos carnaval e a economia só veio reagir minimamente próximo à metade do ano, por conta da confirmação dos festejos juninos. E, mesmo as festas estando lotadas, o comércio permaneceu vazio. Festas cheias e comércio frio”.
O panorama atingido no primeiro trimestre deste ano, gera perspectiva positiva também para o segundo trimestre, também segundo o presidente da CDL Caruaru. “Para este ano, deve haver acréscimo no movimento, se comparável ao mesmo período do ano passado, com contratação temporária de colaboradores para atender a nova demanda. Nem mesmo a pressão inflacionária, que desgasta o poder de compras dos com menor poder aquisitivo, deve impactar esse cenário de forma tão negativa”.
Visando fortalecer as vendas durante este ano, a CDL Caruaru e o Sindloja (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru) lançaram o calendário oficial dos feriados de 2023 em que as empresas poderão determinar jornada de trabalho, sendo o primeiro deles em 21 de abril, Dia de Tiradentes, como explica Rossini Batista. “Por ser uma cidade polo, clientes de municípios circunvizinhos vão poder visitar o comércio de Caruaru, o que vai impactar positivamente a economia local”.
CDL Caruaru – Entidade sem fins lucrativos que trabalha para amparar, defender, orientar, coligar e representar em Pernambuco os interesses da entidade e de seus associados lojistas, junto aos poderes públicos e outras entidades, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru é localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 85 – Centro. Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone 81 3101.2900.