Jorge Quintino solicita projeto que prevê prioridade no atendimento psicossocial para pais e responsáveis de filhos com transtorno do espectro autista

Na tarde dessa terça-feira (25), será realizada mais uma reunião ordinária na Câmara Municipal. Durante o momento, o vereador Jorge Quintino (Solidariedade) destacará um Projeto de Lei que dispõe sobre o atendimento psicossocial prioritário na rede municipal de saúde aos pais e responsáveis que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com transtorno do espectro autista. O vereador afirma que pais e responsáveis de filhos com transtorno do espectro autista acabam negligenciando o autocuidado. “Esses responsáveis necessitam de apoio psicológico para conseguirem suportar esse cotidiano extremamente desgastante, lidar com uma sociedade excludente e perceber a importância de também cuidarem da própria saúde”, acrescenta o vereador.

“Já é amplamente conhecido o impacto físico e mental que sofre uma pessoa que tem a responsabilidade de cuidar em tempo integral de um familiar, principalmente no caso deste ser um filho com condições crônicas severamente incapacitantes”, vaticinou o vereador.

Ainda na sessão legislativa, Jorge Quintino apresentará um requerimento solicitando ao Poder Executivo a necessidade de redução da jornada de trabalho dos servidores Públicos municipais portadores de fibromialgia em quatro horas semanais.

“É sabido que os portadores da síndrome da fibromialgia convivem diariamente com muitas dores e incômodos provenientes deste mal, o qual, possui um tratamento multidisciplinar que perpassa por diversos profissionais da saúde, portanto, solicito ao poder executivo a redução de quatro horas na jornada semanal dos servidores públicos municipais, portadores desta síndrome para fins de avaliação, acompanhamento e tratamento médico, seja preventivo ou paliativo”, destaca o vereador.

22ª Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, ocorrerá na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, a partir das 16h.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *