Haddad viaja ao Japão nesta segunda, onde participa de reuniões do G7

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca nesta segunda-feira (8) à noite para o Japão, onde participará de uma série de reuniões do G7, antes do início oficial da cúpula. Sua chegada está prevista para o fim da tarde de quarta (10), em Tóquio.

Os encontros reunirão os ministros da Economia e chefes dos Bancos Centrais das sete maiores economias do mundo, que compõem o G7. É a primeira vez que um ministro da Fazenda brasileiro é convidado a participar das reuniões do grupo. Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da cúpula em encontro com outros chefes de Estado.

No Japão, Haddad terá reunião com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, para discutir a reforma do Banco Mundial. Ele também se encontrará com o economista Joseph Stiglitz, para debater uma política industrial verde.

Presidência do G20 na pauta
Com a ministra da Economia da Índia, Nirmala Sitharaman, Haddad alinhará a presidência atual do G20 — grupo das 20 maiores economias do mundo — exercida atualmente pelo país asiático; o Brasil assume a presidência em dezembro. O chefe da Fazenda também tem marcado um encontro com o homólogo japonês, Shunichi Suzuki.

Já as sessões oficiais do G7 começam na sexta (12). No sábado (13), Haddad volta ao Brasil, e desembarca em São Paulo na manhã de domingo (14). Segundo o ministério, o chefe da Fazenda tem três objetivos principais em sua viagem ao Japão: “reforçar a relevância do Brasil no cenário internacional, discutir reformas necessárias para a economia e criar lações com os atores do G7 e convidados”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *