Acidentes de trabalho matam ao menos um brasileiro a cada 3h47min

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado na próxima quinta-feira (27), busca alertar empresas e colaboradores sobre a importância de práticas seguras para redução de acidentes e doenças relacionadas à atividade profissional. No Brasil, A cada quase quatro horas, uma pessoa vai a óbito em decorrência de acidentes laborais, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Através de alguns protocolos, é possível promover um ambiente laboral mais seguro. “Para isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança e proteção individual, a manutenção regular de máquinas e aparelhos, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais” explica o médico do trabalho da Clínica Três Marias, Dr. Niltes Júnior.

O Brasil registrou, apenas em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho, com o número de óbitos em decorrência desses acidentes chegando a 2,5 mil, segundo dados do Observatório SST. Mas o número total chega a ser ainda maior, uma vez que os dados incluem apenas as notificações vinculadas a empregados formais, com números do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.