Expresso Cidadão oferece atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) agora dispõem de uma sala especializada para serem atendidas durante a emissão da carteira de identidade. Essa novidade, instituída pelo Programa Expresso Cidadão, da Secretaria de Administração do Estado (SAD), promove o acesso à cidadania por meio de um espaço equipado e decorado de maneira lúdica para trazer mais acolhimento ao público infantil com TEA.

A primeira unidade a receber a iniciativa foi o Expresso Cidadão Pina. Abafadores de ruído estarão disponíveis para crianças com sensibilidade auditiva enquanto aguardam o início do procedimento. Além disso, também está disponível crachá com cordão que traz a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso a identificar e prestar o suporte necessário à pessoa que receberá o atendimento. Em seguida, na sala especializada, elas encontram brinquedos, livros, tapete e decoração própria. O objetivo do espaço é minimizar estímulos visuais externos e oferecer um ambiente acolhedor enquanto os trâmites para emissão da carteira de identidade são realizados.

Além das mudanças na infraestrutura, os atendentes do Expresso Cidadão receberam treinamento para oferecer acolhimento adequado às crianças com TEA e seus acompanhantes. Exemplo disso é a Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado, elaborada para explicar, de forma lúdica, todas as etapas do atendimento (coleta de digitais, fotografia e assinatura). Essa previsibilidade dos procedimentos a serem realizados favorece uma experiência mais agradável para esse público infantil. A Cartilha pode ser solicitada na recepção da unidade do Expresso Cidadão.

O secretário Executivo de Administração e Patrimônio da SAD, Anselmo Carvalho, ressaltou a importância da iniciativa. “Possibilitar esse tipo de atendimento especializado traz grandes benefícios para as crianças com TEA, seus familiares e a sociedade, que passa a ter mais consciência da necessidade de acolhimento adequado para esse público”, enfatizou.

A superintendente do Programa Expresso Cidadão, Renata Andrade, ressaltou a qualidade do espaço oferecido. “A concepção da sala, sua configuração e os recursos disponibilizados foram resultado de pesquisa e consulta a especialistas, famílias e os próprios atendentes, já experientes nesse tipo de atendimento”, destacou.

Expansão e faixa etária – Espaço atualmente disponível na unidade localizada no Pina, a sala especializada será expandida, posteriormente, para as outras unidades do Expresso Cidadão, situadas no bairro da Boa Vista (Recife) e nos municípios de Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina. Apesar de ter o público infantil como principal usuário do ambiente, pessoas de outras idades com Transtorno do Espectro Autista também podem solicitar esse atendimento específico.

Solicitação – Para usufruir do serviço, o usuário ou seu responsável deverá, primeiro, realizar o agendamento no portal www.pecidadao.pe.gov.br. No dia do procedimento agendado, basta chegar no horário marcado e sinalizar na recepção que deseja ser atendido(a) na sala especializada. Não é necessário apresentar laudo. Depois, basta se dirigir à espera para aguardar o atendimento no espaço.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.