Prefeitura de Caruaru realiza exames oftalmológicos com alunos de mais duas escolas municipais

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), contemplou mais duas escolas municipais com ações de saúde ocular, por meio do programa “Aprender com Saúde”. Passaram pela triagem 642 alunos, do 1º ao 9º ano, da Escola Dr. Amaro de Lyra e César, do bairro João Mota, e 229 alunos, do 6º ao 9º ano, da ETI Capitão João Velho, do Sítio Serra Velha, 3º Distrito Rural, totalizando 871 estudantes atendidos.

Todos os procedimentos foram realizados dentro das escolas, no mês de abril, pelas Unidades Básicas de Saúde que fazem a cobertura das localidades. Após triagem nas duas escolas, 204 estudantes foram encaminhados para consulta com oftalmologista, dos quais 96 foram identificados com a necessidade de usar óculos de grau, ao passarem pela avaliação da saúde ocular e da capacidade visual com o especialista. Os alunos puderam, inclusive, escolher os modelos dos óculos que receberão gratuitamente.

Para Valdênio Satiro, pai de Vinícius Satiro, de 11 anos, aluno do 7º ano da ETI Capitão João Velho, foi uma ação significativa para a comunidade escolar. “Ter essa ação nas escolas é muito importante para toda a comunidade escolar, porque, ter descoberto já na triagem essa dificuldade dos estudantes e eles já serem encaminhados para os exames oftalmológicos, e também para receber os óculos gratuitos, é muito importante para o aprendizado deles e para nós que somos pais”, destacou Valdênio.

“O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa que visa o desenvolvimento dos alunos, porque, além de cuidar da saúde das crianças, contribui para o aprendizado pleno deles em sala de aula. Em Caruaru, onde o programa se configura como Aprender com Saúde, uma das 14 ações desenvolvidas é levar o oftalmologista para dentro da escola, no intuito de identificar o problema ou dificuldade de visão que os alunos possam ter, e ainda fornecer os óculos sem nenhum custo para eles, beneficiando suas famílias”, enfatizou o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.