Sebrae abre espaço para o empreendedorismo no Festival de Inverno de Garanhuns

Considerado um dos maiores do Brasil, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) também conta com a valorização do empreendedorismo através do Armazém da Arte e Negócios, promovido pelo Sebrae/PE, em parceria com a Prefeitura da cidade. A área exclusiva da instituição funcionará de 18 a 28 de julho, no Parque Euclides Dourado, abrigando 60 estandes para exposição e comercialização de produtos artesanais, além do Espaço Queijos e Vinhos. A novidade deste ano é uma homenagem a dez artesãos de Garanhuns e Buíque, que vão contar com a Galeria dos Mestres e com a Loja das Artes para comercialização dos seus produtos.

Os artesãos homenageados são: Serginho Alves, Marcos Siqueira, Mestre Fida, Zemar Vilela, José Veríssimo e José Jerônimo, de Garanhuns, e Luiz Benício, Zé Bezerra, Simone Souza e Gilvan Bezerra, de Buíque.

“Essa parceria com o Sebrae já nos rendeu vários frutos. Começou com o projeto Casarão, no qual fizemos exposição em um casarão antigo na avenida Rui Barbosa por vários festivais, e continuou com capacitação, feiras e eventos. Nesse período de 30 anos de festival, o Sebrae proporcionou a participação de vários artistas e artesãos nesse evento tão grandioso”, destaca o artesão Zemar Vilela, um dos homenageados.

Além das peças dos grandes mestres, no Armazém, os visitantes podem adquirir diversos tipos de artesanato como roupas, bolsas, acessórios, produtos de decoração, pinturas, arte em cerâmica e bijuterias. Na área de alimentação, as opções também são várias, como geleias, doces, bolos, licores e biscoitos artesanais.

Outro destaque é o Espaço de Queijos e Vinhos, produtos favorecidos pelo clima frio do município. O espaço, que já acontece pelo segundo ano e conta com a participação de parceiros e clientes do Sebrae, será um local para degustação, compra e apresentação dos segmentos. Estarão presentes queijarias e produtores de laticínios locais, com queijos finos e especiais, além de vinícolas de Garanhuns e Petrolina.

Um dos expositores é o empreendedor Fábio Reis Neto, da Oxe Vinhos, produzido em Petrolina. “A expectativa é que tenha um aumento de 10% a 20% em relação ao ano passado, que já foi um grande sucesso. Foi um espaço muito procurado pelos turistas e pelo público em geral”, conta.

SERVIÇO

O Armazém das Artes e Negócios do Sebrae/PE, no FIG, abre das 13h às 22h, de segunda a quarta-feira, e das 10h às 22h, de quinta a domingo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.