Tradição do reisado garanhuense estrela Palco de Cultura Popular do 32º FIG

Na terça-feira (22), grupos culturais se reuniram e encantaram o público no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna. O Reisado do Mestre João Tibúrcio, grupo natural do Sítio Olho D’água, foi uma das atrações que levou a tradição e a riqueza cultural para o 32º Festival de Inverno de Garanhuns.

O Boi Cara Branca de Limoeiro abriu a tarde de shows do polo localizado na Praça Jardim. Com fantasias coloridas e exuberantes, o grupo formado em 1996, na cidade de Limoeiro, contou a história de Mateus Bastião e Catirina.

Em seguida, foi a vez do Reisado do Mestre João Tibúrcio conquistar o público. O reisado é uma celebração que rememora o nascimento de Jesus e os Três Reis Magos. Mantendo uma tradição familiar de mais de 50 anos, Joveliano da Silva, filho do Mestre João Tibúrcio, fala sobre esta relação: “O reisado representa muito para nós. Eu fui criado nesse meio e, hoje, tenho uma neta de 2 anos que já quer começar a dançar; isso mostra que a tradição nunca vai acabar”.

A Ciranda Brasileira foi a terceira atração da tarde, com a presença de João Limoeiro, considerado o rei coroado da ciranda brasileira. Ele foi o responsável por modernizar a ciranda, incluindo metais e dançarinos, lançando mais de 10 álbuns com a música. A programação seguiu com o Coco de Mulheres, grupo formado há mais de 10 anos com participação exclusivamente feminina, e com o Afoxé Ylê Xambá, patrimônio vivo de Pernambuco que explora as raízes culturais, musicalidade e tradição do povo Xambá.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.