Documentário retrata história e tradição do Espaço Cultural da Lúcia em Caruaru

O Espaço Cultural da Lúcia já é um ponto consagrado da memória caruaruense. Em funcionamento há 25 anos, o estabelecimento, que começou como Bar da Lúcia, é conhecido por viver o forró em sua essência, com microfone aberto para apresentações e comidas típicas da culinária nordestina. Agora, o local é personagem principal do documentário ‘Retrato de um Forró’, da diretora Gabriella Ambrósio, que será lançado ainda em 2024.

O projeto partiu de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que resultou no desenvolvimento do roteiro do filme, registrado na Biblioteca Nacional do Governo Federal em 2021. “O filme trata de um registro pessoal do que é ir ao Espaço Cultural da Lúcia, a vivência coletiva do forró enquanto festa e acolhimento. Cabe a Caruaru reconhecer a importância de Lúcia, Natan, Poly, Ana e J Lima e todos aqueles entusiastas, artistas, forrozeiros, visitantes e demais pessoas que fazem parte do Espaço Cultural da Lúcia e contribuem para a manutenção do forró e o que faz com que Caruaru seja a sua capital”, explica a diretora.

As gravações foram iniciadas no mês de maio e seguirão até agosto, com captação de entrevistas, além de imagens do funcionamento do espaço e das apresentações culturais realizadas. O filme contará com audiodescrição, legendas e interpretação em Libras.

Além de dirigir e produzir o filme, a cineasta Gabriella Ambrósio divide o roteiro com Maria Clara Mendes. O projeto também c0nta com produção executiva de Ana Carolina Garcia (Caru), direção de fotografia de Ythalla Maraysa, som direto de Davi Batista, fotografia still de Brigida Lima e projeto gráfico da oficina Embuá. Os bastidores da produção e mais detalhes sobre o lançamento serão divulgados no Instagram: https://www.instagram.com/retratodeumforro.doc.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.