Ministério da Pesca e Aquicultura firma acordo para enfrentamento à tragédia de derramamento de petróleo no litoral brasileiro

Na próxima sexta-feira (30), o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o secretário Nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, estarão na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a assinatura da parceria do projeto “Petróleo e os Povos da Pesca Artesanal: Enfrentando o Racismo e a Injustiça Ambiental”.

O projeto é voltado para o enfrentamento à tragédia ambiental de derramamento de petróleo, que ocorreu em 2019, e afetou mais de 70% das cidades do litoral nordestino brasileiro, atingindo o ecossistema marinho e as populações da pesca artesanal.

Essa parceria se dá por meio da Rede Prodema (link), que é um programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente das universidades federais nordestinas, e tem como objetivo desenvolver ações para o enfrentamento ao racismo ambiental, que afeta os povos da pesca artesanal. Isso se dará a partir da construção de políticas públicas para proteger os recursos e práticas desses povos.

No evento, que marca o lançamento desse acordo, também estarão presentes pescadores, pescadoras e representantes de comunidades pesqueiras, que também estão participando dessa iniciativa de enfrentamento ao desastre e ao racismo ambiental, já que boa parte dessa população pesqueira artesanal é formada por homens e mulheres pretas e pardas.

O evento será transmitido pelo canal da UFPE no YouTube, que pode ser acessado clicando aqui.
Link

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.