A Câmara de Dirigentes Lojistas sediou, nesta quarta (04), o primeiro debate realizado com os candidatos à prefeitura de Caruaru em 2024, promovido pela Rádio Liberdade. O auditório foi transformado em estúdio e recebeu os candidatos, acompanhados de suas equipes, e convidados. Participaram os candidatos com representação no Congresso: Armandinho (Solidariedade), Michelle Santos (PSOL), Fernando Rodolfo (PL) e Zé Queiroz (PDT). O candidato a reeleição Rodrigo Pinheiro (PSDB) não compareceu.
Por mais de duas horas, os candidatos fizeram perguntas entre eles sobre diversos temas, como saneamento, feira da sulanca, mobilidade, entre outros. Foram quatro blocos com a mesma dinâmica. Só no quinto, e último bloco, os participantes tiveram dois minutos para fazer as considerações finais. Uma equipe da OAB Caruaru acompanhou todo o debate para analisar os pedidos de direito de resposta.
O candidato Zé Queiroz (PDT) elogiou a realização do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Caruaru. “É muito importante a realização desses debates porque serve para que a cidade de Caruaru possa avaliar, através de sua população, a atuação dos candidatos, com devido respeito à democracia, e transmitir aquilo que está pensando em fazer de bem para Caruaru”, disse o candidato.
O candidato Fernando Rodolfo (PL) reforçou a importância da realização de debates entre candidatos. “Tivemos um debate muito importante realizado pela Liberdade em parceria com a CDL. É sempre um momento em que o eleitor tem a oportunidade de conhecer seus candidatos, analisar as propostas e o comportamento de cada um, porque é daqui que vai sair o próximo prefeito”, falou o candidato.
Michelle Santos (PSOL) destacou a importância do envolvimento da CDL na realização do debate. “Estamos muito felizes em poder estar discutindo propostas reais e concretas pra nossa cidade. A gente sabe que mais de 60% da economia de Caruaru é gerada pelos serviços e pelo comércio, por isso é tão importante que essa categoria participe diretamente da construção do projeto de cidade do futuro”, afirmou a candidata.
Armandinho (Solidariedade) reforçou o papel da CDL no desenvolvimento econômico da cidade e falou sobre algumas ações que pretende realizar caso seja eleito. “Nós temos propostas para alavancar o Centro de Caruaru, fortalecer o Centro, melhorar a mobilidade urbana. Vamos construir dois estacionamentos verticais, criando de mil a duas mil vagas. Além disso, na área da feira, vamos construir dois viadutos”, anunciou o candidato.
O presidente da CDL, Rossini Batista disse que a instituição estava honrada em sediar o debate considerado por ele como uma aula de democracia. “Acredito que foi um debate muito propositivo, todos os candidatos se pautaram em apresentar suas propostas, e acredito que foi muito positivo, muito produtivo e muito esclarecedor para todos os habitantes de Caruaru nessa caminhada à eleição municipal”, destacou Rossini.