Em apoio à campanha nacional do Setembro Amarelo, o Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), em Caruaru, no Agreste pernambucano, realizou uma série de atividades voltadas para a conscientização e prevenção ao suicídio. A programação incluiu palestras, ginástica laboral e orientações direcionadas tanto aos colaboradores quanto às pacientes atendidas na unidade.
A campanha, que se estendeu ao longo do mês de setembro, busca promover o diálogo sobre saúde mental. “Realizamos palestras sobre autocuidado; a importância da mente tranquila. Também construímos coletivamente um mural de girassol com borboletas, com frases de reforço positivo que estimulam o bem-estar. Uma programação visando promover o acolhimento dentro da unidade”, destacou Joyce Aragão, gerente de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.
Para as gestantes e puérperas, foram passadas orientações sobre os cuidados com a saúde mental materna durante a gestação e no pós-parto, além dos fatores de risco para a depressão pós-parto.
Setembro Amarelo – O Setembro Amarelo é um mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio, um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, a campanha destaca a importância do acolhimento e do cuidado com a saúde mental, com o tema “Se precisar, peça ajuda!”.