O vereador Jorge Quintino, sempre à frente das demandas que envolvem a inclusão e o bem-estar da comunidade, solicitou à Secretaria de Educação do município a criação de atividades extracurriculares e projetos de extensão especialmente direcionados aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo central dessa proposta é promover uma educação mais inclusiva e individualizada, que atenda às necessidades específicas dos alunos autistas, garantindo seu pleno desenvolvimento dentro do ambiente escolar.
Na visão do vereador, cada aluno com TEA possui habilidades, desafios e ritmos de aprendizado diferentes. A criação de atividades extracurriculares, como esportes, artes e tecnologias, permitirá que esses estudantes tenham acesso a uma formação mais rica e personalizada, respeitando suas particularidades e estimulando seu crescimento em áreas que muitas vezes não são completamente abordadas no currículo tradicional.
Além disso, Jorge Quintino destaca a importância de envolver a comunidade escolar e as famílias desses alunos por meio de projetos de extensão. Esses projetos poderão criar uma rede de apoio fundamental para a integração dos alunos com TEA, permitindo que pais, educadores e demais membros da comunidade participem ativamente no processo educacional. Essa rede de apoio é crucial, pois promove um ambiente de colaboração, onde o desenvolvimento das habilidades sociais e acadêmicas dos alunos é feito de forma integrada e inclusiva.
“Não se trata apenas de oferecer mais atividades, mas de construir uma rede de apoio onde os alunos com TEA possam ser acolhidos e incentivados a desenvolver suas habilidades em um ambiente que valorize sua singularidade. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de educar toda a comunidade sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade”, afirmou o vereador.
“Queremos que esses alunos tenham a oportunidade de interagir com o mundo de forma mais autônoma, desenvolvendo suas habilidades e se sentindo incluídos em todos os espaços. Ao mesmo tempo, estamos educando a comunidade para que perceba a riqueza da diversidade, compreendendo que cada indivíduo tem algo único a oferecer”, reforçou Jorge Quintino.