O PROCON Caruaru registrou nos últimos meses um aumento de reclamações por parte de estabelecimentos comerciais sobre um serviço que é oferecido via telefone. Os golpistas fazem contato com as empresas informando que é apenas uma confirmação de dados para atualização cadastral e posterior vinculação à lista telefônica mantida pela OI TELEMAR, e que o serviço oferecido totalmente gratuito.
A empresa vítima do golpe recebe via fax um contrato, onde é solicitado que o documento seja assinado, autorizando a realização do serviço. O documento é quase ilegível, fazendo com que o contratante não perceba que existe um valor a ser cobrado.
Quando as empresas vêm perceber, já estão recebendo cobranças. A organização de golpistas ameaça, inclusive, negativar o nome da firma que foi vitimada. Ainda, sem ter conhecimento do golpe, a maioria acaba efetuando o pagamento, não conseguindo posteriormente reclamar a devolução da quantia indevidamente paga. Os estabelecimentos que se sentirem lesados devem realizar a reclamação junto ao Procon Caruaru, que fica na Avenida Rio Branco, nº 315.