Do Blog do Jamildo
Além de crescer na taxa de intenção de voto, a presidente Dilma Rousseff (PT) teve também a seu favor o aumento da aprovação do governo na quarta pesquisa realizada com eleitores pernambucanos pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN/JC), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal Leia Já, divulgada nesta quinta-feira (25).
A aprovação agora é de 52%, seis pontos a mais que no levantamento anterior, divulgado há duas semanas. Paralelamente, o índice entre os que desaprovam caiu de 48% para 43%. A maior aprovação do governo petista, no Palácio do Planalto há doze anos, é maior no Sertão (74%) e menor no Recife (40%).
Essas também são as regiões onde a presidente tem maiores intenções de voto. Se considerada a renda, curiosamente, a maior aprovação é entre os eleitores que recebem menos de um salário mínimo e também acima de cinco salários. Dilma é considerada por 61,4% dos entrevistados como a candidata que pode fazer com que o Brasil continue mudando para melhor, seguida por Marina, que está com 30,5%. Mesmo não sendo candidato nestas eleições, Lula (PT) aparece com 1,9%.
DADOS DA PESQUISA – As entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 23 de setembro, essas segunda (22) e terça-feira (23). Ao todo, 2.480 pessoas foram entrevistadas. O nível de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral, a pesquisa foi registrada sob o número PE-00028/2014, no dia 18 deste mês.