Rejeição dos candidatos a presidente sobe em Pernambuco a poucos dias da eleição

Do Blog do Jamildo

A dez dias da votação, a rejeição dos candidatos a presidente Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) cresceu em Pernambuco. O dado, divulgado nesta quinta-feira (25), é da pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau (IPMN), encomendada pelo Portal Leia Já e publicada em parceria com o Jornal do Commercio.

Vinte e quatro porcento dos eleitores responderam que têm medo que a atual presidente seja reeleita, dois pontos a mais que o cenário do levantamento divulgado no último dia 11. Paradoxalmente, as intenções de voto na petista aumentaram de 37% para 43%.

A rejeição à candidata socialista aumentou mais que à petista – passou de 13% para 17%. Para Aécio é ainda pior, já que 10% dos eleitores temiam a sua eleição duas semanas atrás e agora são 18%.

Ao mesmo tempo, Dilma é considerada por 43% dos eleitores pernambucanos como a mais preparada para a gestão do Palácio do Planalto. Marina está em segundo, com 39%, e Aécio aparece apenas com 5%.

A socialista e a petista estão próximas em relação ao número de eleitores que as admiram e confiam nelas. Quarenta porcento admiram Dilma e 37% veem Marina da mesma forma. A presidente tem 41 pontos entre os que confiam nela e a socialista, 38%.

CONHECIMENTO – Entre os melhor colocados na pesquisa, Aécio foi o que teve maior variação do conhecimento em relação ao eleitorado. Antes totalmente desconhecido por 23% dos entrevistados, agora é por 19%. Os que declararam conhecer muito bem as suas propostas são 21%, três pontos a mais que na pesquisa anterior.

DADOS DA PESQUISA – As entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 23 de setembro, essas segunda (22) e terça-feira (23). Ao todo, 2.480 pessoas foram entrevistadas. O nível de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral, a pesquisa foi registrada sob o número PE-00028/2014, no dia 18 deste mês.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *