A CULTURAL Livraria e Cafeteria vem se firmando como um dos mais importantes espaços de fomento da cultura e da leitura de Caruaru. Diante disso, apresenta nova programação de eventos gratuitos, com apoio do Instituto Cultural Maiêutica, que têm o objetivo de provocar reflexões e despertar o senso crítico do público, em relação a temas de relevância social.
Na quinta-feira (8), às 17h, também no Cine-Teatro Dra. Janice Valença, a professora e advogada Lucimary Passos será a palestrante convidada do Chá Filosófico, no qual apresentará o tema “Direitos Humanos e Banalidade do Mal”. A também poetisa e autora de artigos científicos é presidenta da Comissão de Igualdade Racial, membra do Grupo de Pesquisa em Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos da UFPE/CCA – Campus Caruaru, e da União Brasileira de Escritores – Regional Caruaru.
Na sexta-feira (9), o professor Dr Gustavo Gustavo Rocha vai fazer um bate-papo sobre o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. Na ocasião, ele vai falar sobre a importância da Comissão da Verdade para a composição do roteiro do filme, o papel do deputado Rubens Paiva na CPI que investigou o financiamento de deputados e governadores para desestabilizar o governo do presidente João Goulart e a luta e resistência de Eunice Paiva e das famílias dos desaparecidos.
O escritor, historiador e professor Ms. Raphael Alberti é o convidado do sábado (10). Ele vai proferir uma palestra, seguida de tarde de autógrafos, sobre o livro “Um Espião Silenciado”, lançado em 2020 pela CEPE (Companhia Editora de Pernambuco). A obra é resultado de sua pesquisa para o mestrado em História, Política e Bens Culturais pela FGV-RJ. Raphael resgata a história do jornalista José Nogueira, redator-chefe de um jornal anticomunista do Rio de Janeiro que, no início dos anos 1960, denuncia manipulação de verdades, envolvendo organizações anticomunistas, e acaba morto.
Além das atividades citadas, continua em cartaz, no Instituto Cultural Maiêutica, a mostra “Democracia Brasileira em Exposição – Memórias e Reflexões sobre o Golpe de 1964”, que traz à luz da sociedade as barbáries da ditadura militar no Brasil. A mostra faz parte do acervo do Centro Cultural Manoel Lisboa, do Recife e fica aberta à visitação até o dia 14 de junho.
O público confere uma linha do tempo dos Atos Institucionais decretados pelos governos militares, uma instalação com fotos de presos políticos, painéis e documentos que relatam as consequências nefastas do regime, como tortura, desaparecimentos de pessoas, mortes e censura. Também assistem a um vídeo com um forte depoimento do sociólogo Edival Nunes da Silva Cajá, ex-preso político da ditadura militar brasileira e militante dos Direitos Humanos.
A CULTURAL Livraria e Cafeteria e o Instituto Cultural Maiêutica funcionam de segunda a sábado, sempre das 9h às 21h.
Serviço: Programação de eventos gratuitos da CULTURAL Livraria e Cafeteria
Local: Av. Assis Chateaubriand, 131-A, Maurício de Nassau – Caruaru
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 21h
Informações pelo telefone (81) 3046-2808
ProgramaçãoQuinta (08/05)
17h, no Cine-Teatro Dra. Janice Valença
Chá Filosófico, com a professora e advogada Lucimary Passos
Tema: “Direitos Humanos e Banalidade do Mal”
Sexta (09/05)
17h, no Cine-Teatro Dra. Janice Valença
Bate-papo sobre o filme “Ainda Estou Aqui”, com o professor Dr. Gustavo Rocha
Sábado (10/05)
15h, no Cine-Teatro Dra. Janice Valença
Palestra sobre o livro “Um Espião Silenciado”, com o professor e historiador Ms. Raphael Alberti
16h, na área de livros da CULTURAL Livraria e Cafeteria
Tarde de Autógrafos
De segunda a sábado (até 14/06)
Das 15h às 21hm, no Instituto Cultural Maiêutica
Mostra “Democracia Brasileira em Exposição: Memórias e Reflexões sobre o Golpe de 1964”