Wagner Gil
O senador caruaruense Douglas Cintra (PTB), que assumiu a vaga do titular e agora ministro Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), afirmou nesta semana, em entrevista ao VANGUARDA, que sua atuação em Brasília (DF) terá vários focos, mas que uma de suas prioridades será trabalhar pela interiorização do desenvolvimento.
Segundo ele, Pernambuco cresceu bastante nos últimos anos, mas o desenvolvimento do Interior poderia ser bem maior. “Esse crescimento se deu por causa do alinhamento com o Governo Federal, que possibilitou a aplicação de grande volume de recursos no Estado”, opinou. “Vamos fazer um trabalho voltado para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, mas com foco no Interior”, acrescentou o senador.
Douglas afirmou também que vai ajudar Caruaru a destravar alguns projetos que estão dependendo da liberação de verbas do Governo Federal, como o que prevê o asfaltamento na zona rural. Segundo a prefeitura, a licitação já está em andamento e devem ser aplicados 80 quilômetros de asfalto nos quatro distritos. “É uma obra importante que vai melhorar o escoamento da produção e incentivar e gerar emprego para quem mora longe do perímetro urbano”, disse. Ele ainda falou em apoiar outras obras importantes para o Estado, como a do Arco Metropolitano e a da conclusão da duplicação da BR-104. “Tem muita coisa que precisa ser feita para o Estado se destacar mais e vamos tentar sensibilizar o governo. É bom lembrar que somos aliados de Armando Monteiro e isso vai facilitar muitos acessos”, declarou o parlamentar.
Quando assumiu a cadeira no Senado em sua primeira oportunidade – foram três meses no ano passado – com a desincompatibilização de Armando Monteiro para disputar o Governo do Estado, Douglas promoveu em Caruaru um seminário na Acic que debateu o Polo de Confecções do Agreste. “Atualmente, Pernambuco vem crescendo acima da média nacional e Caruaru, da média do Estado. Criando ações e qualificando este setor (confecções), poderemos nos desenvolver ainda mais e profissionalizar toda a cadeia produtiva”, comentou.
Ele destacou ainda o lançamento do projeto que vai possibilitar a mudança da Feira da Sulanca do Parque 18 de Maio para uma área próxima à BR-104. “Vai ser importante a Feira da Sulanca nesse novo local, oferecendo uma infraestrutura adequada para compradores e vendedores”, reconheceu o petebista, que esteve presente na festa de lançamento da nova Sulanca.
Douglas evitou comentar questões polêmicas como as eleições municipais, mas deu a entender que pode entrar na briga pela sucessão do prefeito José Queiroz (PDT), sendo candidato da base da presidente Dilma Rousseff e do ministro Armando Monteiro. Sem ser direto, Cintra admitiu que sua atuação em Brasília em prol da liberação de recursos para a cidade poderá ser decisiva.