População pode ajudar na construção de áreas verdes

As áreas verdes contribuem diretamente para o bem-estar e qualidade de vida da população. Nos últimos cinco anos, Caruaru teve um grande avanço neste quesito com a construção de parques e espaços de lazer. A área urbana ganhou quatro parques, além do já existente João Vasconcelos Sobinho, localizado na reserva ecológica de Serra dos Cavalos. Juntos, eles somam quase 400 hectares de área verde. Esse trabalho de criação e manutenção de parques é feito pela prefeitura de forma cuidadosa e também conta com a população, que ajuda na organização e preservação.

Kátia Freitas, moradora do bairro Maurício de Nassau, é um exemplo de que a população pode fazer pelo município muito mais do que pensa. Ela não mediu esforços quando soube que a área em frente à sua residência era destinada à construção de uma praça e procurou a prefeitura para que, nos trâmites legais, pudesse adotar aquele local, transformando-o em área de lazer. Como muito esforço e dedicação, o local foi ganhando vida e, hoje, a população da Rua Arco-íris conta com uma área verde, composta por plantas, bancos e até um local reservado para orações, dedicado à Santa Águeda, devido a uma promessa. “É muito gratificante poder contribuir com a minha cidade, com a população. Para criar este espaço, contei com a ajuda de várias pessoas, que viram o quanto a realização deste sonho era importante. Agora, todos podem aproveitar este cantinho”, comemora.

Em parceria com a moradora, a URB fará a manutenção da praça para que o espaço fique cada dia mais verde e mais bonito. Para os moradores que querem criar ou adotar uma praça ou área verde, a Prefeitura de Caruaru, através da Empresa de Planejamento de Urbanismo (URB), disponibiliza informações sobre as áreas publicas da cidade que a população pode adotar, dando inicio a um trabalho que traz benefícios aos próprios moradores da localidade e a toda cidade. A URB funciona no 6º andar do bloco B da prefeitura, na Praça Senador Teotônio Vilela, Centro, telefone 3721-3640.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *