Secretaria da Mulher contará com programa na TV Web

A Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos do município ampliará o espaço que norteia as discussões de políticas para as mulheres e violência de gênero. Numa parceria com a TV Caruaru, canal web, vai ao ar, a partir desta terça-feira, 4, às 21h, no endereço www.tvcaruaru.com, o Programa Debatendo Gênero, que será exibido quinzenalmente pelo canal.

A iniciativa da Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos de Caruaru, busca proporcionar reflexão sobre a importância dos Direitos das Mulheres e suas lutas em contextos emancipatórios, sensibilizar a população caruaruense sobre o significado da violência contra as mulheres (feminicídio, lesbofobia, transfobia e genocídio da mulher negra), apresentar exemplos de direitos conquistados pelas mulheres e identificar avanços a partir das Leis no âmbito Federal, Estadual e municipal.

O programa, que será estruturado numa roda de diálogo, tem por objetivo traçar caminhos e estratégias para combater as violências de gênero, preconceito, racismo e violência, sempre com a participação de atores e atrizes, que trarão em suas falas e vivência acerca de experiências reais de como a violência se instaura na sociedade e nos seus lares, assim como é difícil desestabilizar esses lugares de opressão.

Para a psicóloga e assessora de enfrentamento à violência, Joselma França, o programa é de suma importância na luta pela igualdade de gênero e direitos, através de um meio como a web, que na atualidade atinge a milhares de pessoas. “Debater em canal aberto sobre meios de desconstruir o processo de distinção de gênero que nos foi imposto, onde mulheres e homens ocupam posições distintas, num canal onde todos tem acesso, representa a democratização das discussões sobre o tema”, pontuou a psicóloga.

O primeiro programa abordará o tema “Mulher, violência e Direitos Humanos”, e contará com a participação da mestranda em educação pela UFPE e aluna do Instituto Maria da Penha, Karinny Oliveira; da mestre em educação, coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física da ASCES e Membro do Núcleo de Gênero, Roberta Granville; e da jornalista que é militante do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste e da Marcha Mundial de Mulheres, Gabi Monteiro. A roda de diálogo será conduzida pela secretária da mulher, Katherine Lages.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *