Importante ferramenta para o fortalecimento do Nordeste como polo produtor de moda e vestuário, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana chega a sua 22ª edição este ano e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) marcará presença nesta sexta-feira (5), último dia do evento. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, irá até o Polo de Confecções de Caruaru junto com o secretário executivo de Políticas de Desenvolvimento, Pedro Arraes, para acompanhar de perto a movimentação da Rodada e aproveitar a oportunidade para trocar ideias com o empresariado local e representantes de associações e instituições que compõem o setor.
O objetivo do encontro é se aproximar ainda mais das demandas e iniciativas do Polo da Moda, sobretudo no momento em que a SDEC, através do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil (NTCPE), deu início ao Planejamento Estratégico 2017-2020 do setor. O evento também será oportuno para sensibilizar empresários participantes da Rodada a integrarem o projeto do CAMP – Centro Avançado de Comercialização da Moda Pernambucana, espaço que vai funcionar dentro do Uai Shopping, em São Paulo, para comercialização dos produtos pernambucanos. A expectativa é que o projeto tenha início ainda neste segundo semestre.
“O CAMP representa uma oportunidade única de expansão de mercado para os empresários pernambucanos, que a partir dos melhores custos possibilitados pela estrutura e logística compartilhadas, poderão ampliar o alcance de seus produtos, de suas marcas e, consequentemente, da Moda Pernambucana. Estamos no momento final de estruturação, para que em breve o projeto seja lançado”, pontua o secretário Thiago Norões.
Para o secretário executivo de Políticas de Desenvolvimento da SDEC, Pedro Arraes, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana é um ambiente bastante favorável à sensibilização de empresas para integrarem o projeto. “Como a proposta inicial do CAMP é levar as marcas para um espaço de comercialização num grande mercado, como o de São Paulo, é fundamental que essas empresas participantes já tenham uma certa estrutura e capacidade de produção, que é justamente o perfil de quem está na Rodada”, explica.
SOBRE A RODADA – A 22ª Rodada da Moda Pernambucana conta com 134 estandes e 125 expositores, além de 300 compradores convidados, que vêm de todos os estados do País e mais 200 espontâneos. Na edição realizada em agosto de 2015, foram contabilizados negócios de R$ 22 milhões, mais de um milhão de peças vendidas e 5.709 pedidos realizados e a expectativa é aumentar em 10% as negociações realizadas no período.
O evento é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Sebrae Pernambuco, com patrocínio do Governo Federal, do Banco do Nordeste e do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecção de Pernambuco, e apoio do Sindivest-PE, da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), da Associação Comercial e Empresarial de Surubim (Aciasur) e da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap).