Destaque nacional por levar inclusão social à comunidade surda numa das maiores festas populares do país, o ‘São João com Acessibilidade’ foi adaptado e obteve aprovação em evento regional do Red Bull Amaphiko, plataforma multinacional que reúne projetos inovadores que pretendem mudar as cidades ao redor do mundo. O evento aconteceu em outubro, no Recife.
“Como a ideia era apresentar nosso trabalho para uma organização internacional, foi necessário fazer uma pequena alteração, para garantir que o nome do projeto representasse a ideia como um todo e pudesse ser também aplicado em qualquer evento de grande porte onde exista projeção em telões”, explicou o secretário de Participação Social, Leonardo Bulhões.
Desta forma, a ação caruaruense passou a se chamar ‘Espetáculo de Cidadania – Inclusão com Participação’ e concorre na categoria ‘Comunicação para o Desenvolvimento’. A essência do projeto, no entanto, continua a mesma: incluir a comunidade surda e garantir cidadania para todos e todas.
A ideia central da plataforma Amaphiko é viabilizar e disseminar projetos que promovam mudanças sociais. O programa selecionará entre 15 e 20 projetos para um acompanhamento, melhoramento e difusão. Os melhores projetos apresentados serão acompanhados durante um período de 18 meses, a contar do meio de 2017.