Novas Tecnologias Para a Gestão e Reuso de Águas foi um dos temas abordados, na sexta-feira (25), na programação do Festival Uplanet, evento que acontece na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife com a proposta de discutir soluções inovadoras para um desenvolvimento sustentável. O painel contou com a participação do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares. “Muitas vezes só damos valor à água quando ela falta. Vivemos numa região com o pior balanço hídrico do país, que é a equação da quantidade de água que se tem disponível em relação à população. Temos a seca e contamos uma infraestrutura que ainda nos faz sofrer diante dessa realidade. É um conjunto de fatores negativos, mas que estamos tentando superar com investimentos, inclusive, em tecnologia para nossos sistemas”, contextualiza.
Dentre as contribuções das novas tecnologias para a companhia, o presidente destacou o aplicativo da Compesa Mobile, que permite que as pessoas possam tirar uma foto de um vazamento e enviar para a empresa em tempo real. “Essa forma de denunciar um vazamento é muito mais eficiente e rica em informações doq ueo registro feito pelo 0800, pois podemos ter ideia do tamanho do vazamento, além de ajudar na localização. A tecnologia traz uma infinidade de vantagens e pode nos ajudar a reduzir perdas”, pontuou ele, lembrando que a Compesa é hoje a empresa de saneamento que mais investe em automação para monitoramento e um controle mais preciso do seu sistema.
“Investir em tecnologia na área do saneamento vai nos fazer poupar no futuro. Esse debate precisa ser disseminado nas escolas, nas universidades, na sociedade. Quando a gente aperta a descarga, não se encerra um ciclo, pelo contrário, está começando. Precsiamos ampliar esse diálogo para que as próximas gerações deem mais importância ao saneamento, tanto quanto se dá à telefonia e ao wi-fi”, acredita Roberto Tavares. Também participaram do painel João Paulo Capobianco, da Moomi Soluções Ambientais S.A., e o diretor de Articulação e Meio Ambiente (DAM) da Compesa, Aldo Santos, que atuou como mediador da discussão.
O Festival Uplanet acontece até o próximo domingo ( 27( ) e a Compesa estará presente no evento com um estande onde os visitantes podem visualizar numa maquete virtual todo o processo de tratamento de água.