A Rota do Mar, uma das empresas pernambucanas da área de confecções que mais emprega em Pernambuco, lançou semana passada, um livro para comemorar os seus 20 anos de história. Intitulada “Rota do Mar e Arnaldo Xavier – O que acontece quando o amor por gente, mar e roupa encontra terreno fértil em um coração e uma cidade”, a publicação foi redigida pelo jornalista César Rocha, com pesquisa e assistência de redação de Wilfred Gadelha, e conta, ainda, com prefácio do empresário João Carlos Paes Mendonça.
Dezenas e pessoas compareceram ao Rota do Mar Club. A abertura contou com a participação do professor Jota Oliveira, que contou um pouco da história de Santa Cruz do Capibaribe. A ambientação do espaço simulou momentos marcantes da infância e juventude de Arnaldo, como as bancas da feira da sulanca onde sua família vendia roupas que confeccionavam, e carrinhos de mão, usados para fazer frete. Os livros foram expostos nesses locais. Cada banca foi ocupada por representante das instituições Pão é Vida, Lar do Idoso, Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz do Capibaribe (AADESC) e Desafio Jovem, que serão beneficiadas com a venda do livro, que custa R$ 30,00.
A publicação retrata como a costura mudou a vida da família de Arnaldo Xavier, como ele começou a cortar e a produzir confecções e o caminho cheio de percalços percorrido para que ele fundasse a Rota do Mar junto com sua esposa, Marta Ramos. “Nosso objetivo com o livro, além de registrar nossa história, é mostrar que é possível, mesmo em meio a adversidades, trabalhar bastante para realizar um sonho. É difícil, mas é possível. Nós somos a prova que é possível. Mas é preciso muito foco, trabalho e dedicação”, comentou o empresário. Ao lado de Marta e das três filhas, dedicou o sucesso da empresa a sua equipe de colaboradores. “Onde eu estiver, repetirei sempre que tudo só foi possível devido a vontade de todos que passaram e que continuam conosco nesses 20 anos”, declarou.
Líder nato, com o olhar além do seu tempo, Arnaldo conseguiu reunir torno de si e transformar simples trabalhadores em executivos talentosos e operários de primeira linha. O simples sonho de produzir a melhor bermuda da capital da moda se transformou na empresa de confecções especializada em surf, street e sports wear que atualmente é um case sucesso e referência em gestão de negócios e pessoas para todo o estado.
“Tenho certeza de que todos que lerem essa breve história de um empresário bem-sucedido, das vitórias alcançadas por uma empresa que nascida no Agreste pernambucano espalhou sua marca e seus produtos pelas fronteiras do mundo, se emocionarão diante de uma história real que poderia parecer ficção, mas guardarão consigo a certeza de que, para Arnaldo Xavier, tudo valeu a pena”, relata Paes Mendonça, no prefácio.
“Para mim, foi um privilégio mergulhar na história de Arnaldo, de sua família e da construção da Rota do Mar. Eles representam a essência do desenvolvimento de toda uma região do Nordeste brasileiro, que é marcada pela coragem, persistência e fé de milhares de pessoas, homens e mulheres que não desistem nunca, apegados à esperança e à certeza de que amanhã será sempre melhor do que hoje. Mais do que empreendedor talentoso, Arnaldo é solidário e humano, sobretudo na relação com seus colaboradores, e isso faz toda a diferença na consolidação da Rota do Mar”, comenta César Rocha.
O livro também será lançado no dia 15 de dezembro, em um evento no JCPM Trade Center, no bairro do Pina, no Recife. A publicação tem 128 páginas. O projeto gráfico e a edição são da Combogó Comunicação e Estratégia. A impressão da Qualygraf. A publicação poderá ser encontrada, em breve, para venda nas instituições beneficiadas e nas lojas da Rota do Mar.