A Secretaria de Saúde de Caruaru divulgou nesta última quarta-feira (14), na 10ª Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, dados dos investimentos e serviços de saúde do 2º quadrimestre de 2016. O Governo Municipal injetou mais de R$ 50 milhões. O valor representa pouco mais de 24% do investimento na área, que ainda recebeu recursos dos Governos do Estado e Federal. O percentual investido na saúde municipal é superior ao que a legislação determina que é 15%. Caruaru continua se destacando como um dos municípios do Estado que mais investem em saúde.
Participaram do encontro a secretária de Saúde, Aparecida Souza; a secretária Executiva da Saúde, Wedneide Almeida; a diretora da Atenção Especializada, Ana Elizabete; a diretora da Atenção Básica, Edilene Chaves; representantes do Conselho de Saúde do município; o secretário de Governo, Rui Lira; e a sociedade civil.
Esse investimento entre os meses de maio, junho, julho e agosto, foi aplicado em 68 PSFs, quatro Centros de Saúde, 21 unidades de assistência especializada, três unidades de assistência pré-hospitalar e seis unidades de assistência hospitalar.
A Estratégia de Saúde da Família realizou mais de 127 mil atendimentos, dos quais, 8.808 foram acompanhamentos a hipertensos e 2.781 a diabéticos. Os Agentes Comunitários de Saúde realizaram mais de 88 mil de visitas domiciliares.
Em relação às consultas médicas realizadas na Atenção Especializada foram mais de 36 mil, cabendo destaque para oftalmologia, dermatologia e neurologia. Já o SAMU recebeu mais de 35 mil chamadas. Foram realizados ainda mais de 260 mil exames para apoio ao diagnóstico. A policlínica do Salgado atendeu mais de 143 mil pessoas, enquanto na UPA Vassoural, foram mais de 155 mil. Dos partos realizados na Maternidade Casa de Saúde Bom Jesus, 63% foram normais e 37% cirúrgicos.
Além da Audiência Pública, também foi realizada na mesma noite a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde.