O ano de 2016 terminou com números muitos positivos para as redes de farmácias que participam do Programa de Estratégias Competitivas (PEC), que foi desenvolvido pela Febrafar. A movimentação envolvendo essas ferramentas atingiram o valor de R$1,41 bilhão durante todo o ano de 2016, um crescimento de aproximadamente 60% em relação à 2015, quando o faturamento foi de R$ 844 milhões.
O PEC busca proporcionar maior proximidade dos clientes por meio de cartão de fidelidade e outro dado que impressiona foi o de clientes que as farmácias participantes cadastraram, foram quase 2,8 milhões de novos participantes, com o programa atingindo mais de 7,4 milhões de cadastrados.
“Foi um ano de grande crescimento do Programa, isso se deve graças a qualidade da ferramenta, que realmente oferece benefícios aos clientes, e ao empenho das farmácias das redes associadas à Febrafar que aderiram ao programa, pois essas tiveram participação direta na apresentação das vantagens aos cadastrados”, conta o diretor de operações da Febrafar, Ney Henrique Arruda Santos.
Também neste ano foi apresentado ao mercado o aplicativo do programa de fidelidade das redes, que a Febrafar desenvolveu em parceria com a Stefanini e que permite aos clientes terem o cartão de fidelidade em seus smartphones. A ferramenta entrega o que existe de mais sofisticado e inovador no gerenciamento de marketing de relacionamento com o consumidor.
O que é o PEC?
O PEC é uma ferramenta desenvolvida pela Febrafar e que a adesão é opcional a todas as Redes de farmácias afiliadas a associação. O objetivo oferecer uma política de preços competitiva, profissional e inteligente, por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.
Os principais atributos do cartão fidelidade são descontos especiais, preços competitivos e benefícios exclusivos. Ao utilizá-lo, o consumidor verá que, naquela farmácia, os medicamentos são mais baratos do que em outras da região. O PEC beneficia o cliente toda vez que ele utilizar o cartão fidelidade em uma farmácia integrada a uma rede associada à Febrafar que aderiu ao programa.
Outros pontos importantes são que o cartão facilita os processos internos das farmácias e agilizar a operação de vendas. Por meio do programa, a farmácia passa a conhecer os hábitos do cliente e a saber, por exemplo, a data em que ele costuma adquirir seus medicamentos, o volume que consome e quanto gasta a cada compra.
“Sem dúvida, com o cartão fidelidade, a farmácia consegue traçar o perfil dos clientes, reforçar sua marca, otimizar os resultados e sair na frente da concorrência, tornando-se cada vez mais forte no mercado”, finaliza o diretor executivo da Febrafar, José Abud Neto.