Pedro Augusto
Chegou a hora da decisão. Neste fim de semana, os torcedores pernambucanos conhecerão os finalistas do Estadual 2017. No sábado (22), o Salgueiro recebe o Santa Cruz, a partir das 19h, no Estádio Cornélio de Barros, enquanto no domingo (23), o Náutico enfrenta o Sport, a partir das 16h, na Arena de Pernambuco. Os dois jogos serão válidos pelas semifinais da competição. Nas partidas de ida, que foram realizadas respectivamente no sábado (15) e domingo (16), nos estádios do Arruda e da Ilha do Retiro, o Santa levou a melhor diante do Carcará ao derrotá-lo por 1 a 0, com o gol do zagueiro Anderson Salles, já o Leão acabou vencendo de virada o Timbu por 3 a 2, com os gols decisivos do atacante Juninho.
Com a vitória simples, mas bastante importante, a Cobra Coral poderá até empatar contra a equipe sertaneja, que, mesmo assim, carimbará o seu passaporte para a decisão. Em contrapartida, uma derrota sofrida por um gol de diferença obrigará o Mais Querido a decidir a vaga na cobrança de pênaltis. Caso perca durante os poucos mais de 90 minutos por dois ou mais gols de diferença, o tricolor pernambucano dará adeus à chance de buscar o tricampeonato. Mesmo tendo de lidar com os constantes problemas de atrasos nos salários de jogadores, a diretoria, bem como a comissão técnica coral se encontram confiantes quanto à classificação para a final.
Durante os treinamentos da semana, o técnico Vinícius Eutrópio repetiu o time titular que atuou nos últimos compromissos da equipe coral. Apesar de estarem à disposição, Elicarlos e Léo Costa deverão seguir como opção para o decorrer da partida. Caso não haja nenhuma surpresa em relação à escalação, o Santa deverá ir a campo neste sábado com Júlio César, Vitor, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa; Gino, David, Pereira, Thomás, Everton Santos e Halef Pitbull. Assim como o rival, o Salgueiro, que também vai jogar com força máxima, vem se mostrando otimista quanto à classificação para a segunda final de Pernambucano de sua história. “Ainda está em aberto. O resultado do Arruda foi normal. Poderemos reverter”, comentou o técnico Evandro Guimarães.
De olho na vaga para a final, o Sport decidiu enfrentar o Joinville, na última quarta-feira (19), em Santa Catarina, em confronto válido pela terceira fase da Copa do Brasil, com a ausência de quatro titulares. A medida de precaução foi necessária devido aos desgastes físicos e aos riscos de contusões em decorrência da maratona de jogos que o elenco leonino vem se submetendo nas últimas semanas. Sendo assim, a expectativa é de que Diego Souza, André, Rogério e Rithely retornem aos seus respectivos postos neste novo capítulo da história do Clássico dos Clássicos. Outro atleta que poderá pintar novamente no time titular deverá ser Ronaldo Alves, que passou esta semana se recuperando de uma lesão muscular.
Pelas bandas dos Aflitos, o clima segue de otimismo mesmo com a derrota sofrida no jogo de ida. Para passar para a final sem precisar da cobrança de pênaltis, o Náutico terá de vencer o Sport por dois ou mais gols de diferença. Consciente de que a tarefa não será fácil, o técnico Milton Cruz convocou o apoio da torcida. “A classificação está em aberto e tenho certeza que podemos fazer um grande jogo dentro de casa. Tivemos um grande apoio da torcida na partida da Ilha, mas agora queremos que ela compareça também na Arena para nos empurrar para a decisão.”
Até o fechamento desta matéria, o treinador alvirrubro não sabia se iria poder contar com o volante Rodrigo Souza, que passou a semana entregue ao departamento médico devido a dores na panturrilha.