Pedro Augusto
Clientes do Banco do Brasil, em Caruaru, vêm reclamando atualmente da suposta falta de envelopes oferecidos, seja após os expedientes durante os dias úteis ou nos fins de semana, para a realização de depósitos em dinheiro ou em cheque. Em visita a agências locais do BB na manhã da última segunda-feira (17), nos bairros Maurício de Nassau e no Centro, a reportagem do Jornal VANGUARDA acabou registrando diversas reclamações dos usuários a respeito da falha. Em coro, eles cobraram explicações, bem como ainda solicitaram que o banco aumentasse o volume de papéis disponíveis para as efetivações dos serviços nos intervalos citados.
O técnico de futebol Serjão, que é cliente do Banco do Brasil já há vários anos, foi um dos a criticar a ausência de envelopes principalmente nos fins de semana. “Não utilizo as ferramentas da internet para a realização de tais serviços e acabo perdendo muito tempo para utilizá-los nas agências físicas do BB. Hoje (segunda-feira) perdi praticamente toda a manhã no banco para fazer depósitos em dinheiro, porque os envelopes não são disponibilizados durante os fins de semana, o que acaba provocando filas enormes nos caixas eletrônicos. Mas tudo no Brasil é assim mesmo. Enquanto os prejudicados forem os clientes, está tudo certo.”
A autônoma Conceição da Silva também vem cortando um dobrado por conta da suposta falta de papéis oferecidos para a efetivação de depósitos. Ela enumerou ao VANGUARDA os prejuízos contabilizados devido às dificuldades de se encontrar envelopes nos dias de descanso. “Já cheguei a pagar juros de alguns débitos, pois as datas de vencimentos caíram no sábado ou no domingo e não havia envelopes disponíveis em nenhuma das agências instaladas na cidade. Um verdadeiro absurdo. Se não bastasse os gastos que acabamos colecionando com a quitação desses juros e com o deslocamento para as agências, ainda temos de encarar, posteriormente, longas filas para cumprirmos com as nossas obrigações. Já passou da hora do Banco do Brasil resolver isso.”
A dona de casa Rosélia Ferreira confirmou ao semanário que a ausência de envelopes destinados aos depósitos de dinheiro e cheque não tem se limitado apenas aos fins de semana. Nos dias úteis, as dificuldades também têm sido as mesmas. “Desafio o senhor a se dirigir até uma agência do Banco do Brasil e encontrar envelopes após as 18h. Simplesmente não tem! Aí você acaba tendo de perder mais tempo, dinheiro e paciência para tentar resolver as suas pendências. É porque tem usuário que só pode fazer os seus depósitos depois de deixar o trabalho, e aí como é que ele fica? Se não for adepto aos serviços on-line, ele pode se conformar que a dor de cabeça é certa”, criticou.
Cliente também de outros bancos, o personal trainer Valdir Barros afirmou que essa suposta falta de disponibilidade de papéis suficientes para atender as demandas dos usuários nos períodos específicos não tem se limitado apenas às agências do Banco do Brasil. “Possuo contas em mais dois concorrentes do BB e posso dizer que também estou tendo dificuldades de utilizar esses serviços nas unidades dos mesmos. Acredito que o descaso e a falta de respeito para com os clientes estão ocorrendo de uma forma geral. Quem não pode utilizar as lotéricas ou demais estabelecimentos credenciados ou não sabe usar os aplicativos da internet tem de pagar o pato da ineficiência do BB? É brincadeira!”, reclamou.
Em busca de respostas, a reportagem VANGUARDA entrou em contato também, na manhã da segunda, com a Assessoria de Imprensa do BB, que até o fechamento desta edição não havia enviado nenhum posicionamento.