Dia Nacional da Adoção é marcado por eventos no Shopping Rio Mar

Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta quinta-feira (25/5), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está promovendo dois eventos no Shopping Rio Mar. Em sessão fechada, realizada hoje pela manhã, 217 pessoas, sendo 175 crianças e adolescentes e 42 profissionais de 13 instituições de acolhimento do estado, com a exibição do filme O Poderoso Chefinho. A sessão de cinema foi possível graças a uma parceria da Comissão Judiciária de Adoção de Pernambuco (Ceja TJPE) com o centro de compras. A partir das 15h30, serão realizadas duas palestras, abertas ao público, sobre os temas adoção e apadrinhamento com os juízes Ricardo Leitão e Christiana Caribé, no auditório da Livraria Saraiva.

A secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, juíza Hélia Viegas, deixa uma mensagem sobre a importância das pessoas olharem para as crianças que estão à espera de uma família, mas não possuem pretendentes à adoção. “É importante que as pessoas estejam sempre abertas a se atualizar sobre o tema da adoção, conhecer mais de perto essas crianças e adolescentes que estão à espera de uma família. Aqueles que têm interesse em adotar ou mesmo que já estejam habilitados para adoção, mas com um perfil de criança que hoje não reflete a realidade daqueles que estão nas casas de acolhimento de todo o Brasil, é fundamental que participem dos grupos de estudo e apoio à adoção (Gead), acessem as redes sociais da Ceja e se familiarizem com outros perfis”, defende a juíza Hélia Viegas.

Palestras – A primeira palestra será do juiz da Infância e Juventude da Comarca do Paulista, Ricardo Leitão, às 15h30. O magistrado abordará o tema “Diálogos pré-natais: os caminhos para a adoção”, enfatizando as formas legais da adoção, pré-requisitos e documentação necessária para adotar, como se inscrever no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), os perfis mais frequentes disponíveis no Cadastro e a desmistificação da adoção tardia (3 a 17 anos). “Falarei também do desenvolvimento da instituição da adoção a partir da implantação do CNA”, enfatiza Ricardo Leitão.

Em seguida, às 16h30, a juíza Christiana Caribé falará sobre o tema “Apadrinhamento de crianças e adolescentes: uma experiência de troca e reparação”. A magistrada explicará como funciona o programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes em Pernambuco. O programa prevê que cidadãos, empresas e entidades apadrinhem afetivamente, prestem serviços ou forneçam auxílio financeiro a crianças e jovens que vivem em instituições de acolhimento.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *