Iniciou neste final de semana, em Caruaru, o cadastro de famílias para o Cartão Reforma. A primeira iniciativa deste projeto do Governo Federal está sendo executada no município, onde, inicialmente, o programa está sendo oferecido como projeto piloto exclusivamente aos moradores do Bairro São João da Escócia. Foram cadastradas no sábado e domingo, o total de 144 famílias. O projeto é do Ministério das Cidades e conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, no qual prevê um auxílio em forma de crédito, através de cartão físico, para que famílias com renda de até R$ 2.811 possam utilizar o benefício na finalização da construção de suas casas ou mesmo para realizar reformas.
O valor do crédito pode variar entre R$ 2 mil à R$ 9 mil, por família, para serem destinados a compra de materiais de construção em estabelecimentos cadastrados. O processo de cadastramento das famílias continua nesta segunda (29), só para moradores do Bairro São João da Escócia, das 14h às 17h, no CRAS de Referência, situado na Rua Roberto Simonsen, nº 201-A, no Bairro do Salgado. Nos dias 30 de maio à 02 de junho, o cadastramento acontece das 08h às 17h, no mesmo CRAS de Referência.
A lei do Cartão Reforma é de 27 de abril de 2017 e prevê uma melhor condição da moradia. As reformas podem ser contempladas sob os mais diversos tipos, entre eles, substituição de telhados, construção de um quarto, de um primeiro banheiro, obras de acessibilidade, soluções de esgoto, pintura, reboco, são 12 tipos de intervenções previstas. “A previsão é de que sejam contempladas inicialmente 200 famílias, podendo chegar à 500, dependendo da totalização orçamentária do programa, que gira em torno de R$ 2 milhões”, afirma Gilmar Pimenta, Gerente de Projetos Habitacionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, responsável pelo projeto no município.
Para ter direito ao benefício é necessário se enquadrar nos seguintes critérios do programa:
· Integrar Grupo Familiar com renda bruta de até R$ 2.811,00 – somando-se todas as rendas dos integrantes;
· Ser Proprietário, possuidor ou detentor de um único imóvel residencial e nele residir;
· Ser Maior de 18 anos ou emancipado;
· Não ter sido beneficiado, nos últimos 10 anos, com subsídios concedidos no âmbito de programas habitacionais da União, bem como descontos habitacionais concedidos nas operações de financiamento de aquisição de material realizadas com recursos do FGTS;
· Possuir telefone celular habilitado, no mínimo, ao recebimento de SMS.
Também é preciso levar a documentação necessária (segue lista em anexo), que também está disponível no site www.caruaru.pe.gov.br e também nos locais de cadastro.