Os donativos recebidos no ponto de arrecadação da Prefeitura de Caruaru, no pátio da prefeitura, já começaram a ser direcionados às famílias atingidas pelas enxurradas no município. Tudo o que tem sido arrecadado pela equipe de voluntários do Projeto Mover Caruaru, e pelos parceiros envolvidos, está sendo armazenado na sede da Associação dos Moradores dos Bairros Boa Vista I e II. O Colégio e Curso Exato de Caruaru também entrou na campanha e colaborou com 200 quilos de alimentos. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) tem enviado os donativos arrecadados no Recife. A secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município está à frente dessas ações.
As doações foram organizadas em kits individuais para cada família, compostos por materiais de limpeza, higiene pessoal, alimentos e ainda com mosqueteiros, travesseiros, toalhas, papel higiênico, lençóis, fronhas, cobertores, creme dental e escovas de dentes. As peças de vestuário estão sendo organizadas e enviadas às famílias, de acordo com cada necessidade. As entregas iniciaram na terça (30) para a comunidade ribeirinha do Inocoop, que recebeu 54 colchões, 60 peças de roupas masculinas e 70 femininas, além de 70 peças de vestuário infantil e 27 kits completos. Na quarta (31), as doações foram direcionadas para 45 famílias do bairro João Mota, que receberam 90 colchões, 100 peças de roupas masculinas e 100 femininas, 80 roupas infantis e 45 kits. Além das comunidades, o Presídio Juiz Plácido de Souza recebeu 15 colchões e 15 lençóis.
Os donativos serão entregues também para 15 famílias da Vila Diocesana e para outras nove do assentamento dos Sem Teto, do Alto do Moura. As duas localidades irão receber juntas o total de 45 colchões, 110 peças de vestuário masculino e 110 de feminino, 90 roupas infantis e 24 kits completos. Outras localidades do município também serão contempladas. “A população de Caruaru tem sido muito solidária e ajudado bastante. É importante que as pessoas continuem colaborado e o que mais se precisa no momento são os materiais de limpeza e higiene pessoal, além de alimentos não perecíveis para os idosos como leite e aveia”, pontuou a secretária executiva de Direitos Humanos, Ana Dourado.
As doações continuam sendo recebidas no pátio da Prefeitura de Caruaru, das 07h às 19h. Além dos itens de maior necessidade, ainda estão sendo recebidos cestas básicas, água mineral, colchões, cobertores, kits de higiene e materiais de limpeza.