Raquel Lyra assina Protocolo e Termo de Cooperação com a UFPE

unnamed

Na quarta-feira (14) a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, esteve presente no auditório da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, para participar da solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções e Termo de Cooperação entre a UFPE e o município. Na oportunidade, a chefe do poder executivo municipal assinou as duas cooperações junto com a universidade, que preveem uma parceria entre a prefeitura e a instituição na execução de dois projetos: um na área de gestão ambiental e o outro na área de planejamento urbano.

A execução prática das ações do município será feita junto com os alunos dos cursos de engenharias da universidade, no intuito de cuidar do mapa para o planejamento de Caruaru, através do projeto Caruaru Tridimensional. “Essa prática irá permitir o município ter controle de ruas urbanizadas, esgotamento sanitário, drenagem, e possibilitar, inclusive, que se tenha uma equalização na cobrança de IPTU”, pontuou a prefeita Raquel Lyra. “Um aspecto importante dessa parceria é o papel social da universidade de contribuir, através do conhecimento, para o desenvolvimento local e a formação qualificada dos nossos estudantes. Dessa forma eles poderão, ao se formar, contribuir localmente para o desenvolvimento da nossa cidade, do estado e do Brasil”, declarou o reitor da universidade, Professor Anísio Brasileiro.

O projeto envolve três secretarias municipais: a de Serviços Públicos, a de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural e a de Educação. Além do trabalho de planejamento da cidade de Caruaru, a pauta contempla a educação ambiental nas escolas públicas do município, onde gestores e professores receberão treinamento. Nas escolas selecionadas, serão desenvolvidas ações, nas quais, alunos serão transformados em amigos do meio ambiente. “A nossa ideia é tentar educar as crianças para que elas se transformem num gerador de conhecimentos em casa, com a família, no que se refere à limpeza pública, à destruição dos rios, à parte ecológica da cidade em que vivem”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Humberto Correia.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *