No fim tarde de sábado (24), a prefeita Raquel Lyra entregou aos chefes dos batalhões de Bacamarteiros de Caruaru e região medalhas em alusão ao Dia do Bacamarteiro, que é comemorado em 24 de junho. O evento aconteceu no Polo das Quadrilhas e contou com a participação de mais de 100 bacamarteiros do município e de cidades circunvizinhas.
Na ocasião, apresentações com muito forró e manifestação popular do bacamarte, foram destaques nesse dia de São João. A prefeita aproveitou o momento para ressaltar a importância do apoio à esses bacamartistas, que passam essa cultura de pai para filho.
“Isso é o que a gente tem de mais genuíno na cultura popular do bacamarte, aqui em Caruaru, e viemos reverenciar quem transmite de geração em geração a nossa cultura popular. Aqui estão diversos chefes de batalhões, muitos de Caruaru, mas tantos outros de cidades vizinhas como São Caetano e Riacho das Almas e estamos em um ato simbólico, mas mais do que isso, viemos trazer um pouco de luz pra esses bacamarteiros”, destacou Raquel.
Caruaru é reconhecida como o “celeiro do Bacamartismo”, essa manifestação cultural nordestina, já faz parte dos festejos juninos há quase 150 anos. Grupos de 15 a 20 pessoas, com roupas caracterizadas, são guiados pelo “chefe do batalhão” e dão salvas ao santo com os tiros dos seus bacamartes.