Pernambuco se destaca na procura por passagens de última hora

O Nordeste já é a segunda região mais procurada pelos usuários do NaHora.com, que oferece até 50% de desconto em passagens aéreas compradas “em cima da hora”, por meio do mapeamento dos assentos ociosos das companhias aéreas e a negociação de custos mais econômicos para o viajante. Pernambuco é o segundo estado que se destaca na lista, com turistas que chegam no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, com destino à diversas localidades na região.

Por suas praias paradisíacas, eventos tradicionais como o São João e o Carnaval, os destinos mais buscados pelos turistas são, em ordem, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Seguro, João Pessoa, São Luís do Maranhão e Teresina. Além disso, a procura nos feriados também vem aumentando.

Representando 29% das buscas totais no NaHora.com, a região também teve a procura ampliada no mês junho. Para se ter uma ideia, em destinos como João Pessoa, Recife e Salvador, a busca está quase 2,5 vezes maior, se comparada com a dos meses de março, abril e maio.

“As pessoas vêm percebendo o Nordeste como um destino que vai além de “sol e praia”, comemora Alice Maia, CEO e co-fundadora do NaHora. Ela explica que um dos principais perfis destes usuários é o de jovens que vão aproveitar as férias e as festas de São João, tanto para ficar na casa da família, quanto de amigos.

Quando estes jovens voltam para casa, além dos destinos regionais, estão entre os locais mais procurados nas reservas, as cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Mas o que os turistas estão procurando no Nordeste?

O destino campeão da região é Salvador, especialmente buscado por paulistas, cariocas e mineiros. Esses turistas são geralmente amigos ou casais que querem aproveitar destinos de praia, curtir um feriado ou ainda as férias. Normalmente eles se hospedam em hotéis ou pousadas e aproveitam a economia na passagem para gastar mais com passeios. Muitos deles alugam veículos para ir até a Praia do Forte ou pegam a balsa para Morro de São Paulo.

Em segundo lugar, Recife é uma das capitais nordestinas preferidas pelos usuários do NaHora.com. Especialmente nesta época do ano, parte deles aproveita para conhecer o São João de Caruaru ou saem capital pernambucana de carro para ir até praias conhecidas mundialmente, como Porto de Galinhas. A região, além de várias opções de lazer para jovens, também é ideal para ser visitada com crianças.

Em terceiro lugar da busca está Fortaleza, cidade também procurada por paulistas, cariocas e mineiros. Em sua maioria são são jovens que desejam aproveitar a orla cearense para passar o feriado ou férias. Este turistas preferem pousadas ou casas alugadas na internet, que às vezes se deslocam até destinos badalados como Jericoacoara, cidade que logo receberá voos comerciais.

Para realizar uma compra, basta acessar Nahora.com.br e fazer uma busca simples, inserindo origem e destino, datas de ida e volta e e-mail. Dessa maneira, em poucos minutos, o usuário recebe uma mensagem com as faixas de horário disponíveis e os valores, além do link para pagamento. A companhia aérea só é informada após conclusão da compra, para manter a exclusividade das promoções.

Mais sobre o NaHora.com

A ideia do negócio surgiu da percepção de uma dupla dor, tanto do lado dos viajantes quanto das empresas do ramo de turismo, como as companhias aéreas. Por um lado, os turistas que decidem a viagem com menos de 15 dias de antecedência. E por outro, de acordo com a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), as companhias aéreas brasileiras que estão operando há vários anos com mais de 20% de assentos ociosos em média por ano. O objetivo, então, foi conectar as duas pontas, oferecendo os assentos vazios dos voos, que já não traria receita alguma, a um custo mais interessante para o viajante. A plataforma opera desde o final de 2016, e já conta com quase 35 mil usuários na base, que cresceu 25% somente no último mês.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *