Missa, entrega de diplomas e medalhas, plantio simbólico de árvore, apresentações de coral e orquestra e corte de bolo de aniversário. Essas são as ações planejadas para esta segunda-feira (14/8) em celebração aos 195 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), comemorados em 13 de agosto. Algumas atividades já foram realizadas, a exemplo do lançamento do concurso público para servidores e palestra com o psicólogo Luiz Schettini Filho, e outras seguem até o dia 30 deste mês com orientação ao público, oficina de cidadania, visitação ao Palácio da Justiça e debates.
Com a campanha ‘Juntos construiremos uma realidade mais justa para todos’, a programação é voltada para todos os públicos. “A atual gestão tem como lema ‘Justiça célere, direito do cidadão’. Esse objetivo só pode ser alcançado se estivermos unidos em prol da sociedade, prestando um serviço eficiente e eficaz”, declara o presidente do Judiciário estadual, desembargador Leopoldo Raposo.
Às 9h de segunda (14/8), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco recebe missa de agradecimento pelo aniversário do Judiciário estadual celebrada pelo padre Caetano e por dom Marcelo. A parte musical da celebração fica por conta do Coral do TJPE, sob a regência de Amilca Aniceto. O grupo apresenta as músicas Conquest of Paradise, Glória, Aleluia, Panis Angelicus, Sanctus, Agnus Dei, Oração de São Francisco, entre outras. A igreja está localizada na Rua do Imperador, s/n, bairro de Santo Antônio, no Recife.
Na sequência, às 10h30, na Sala de Sessões do Pleno, localizada no primeiro andar do Palácio da Justiça, ocorre a entrega do Diploma de Honra ao Mérito Judiciário e da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado. A honraria é destinada a magistrados, servidores e personalidades que contribuem para a Justiça e para a pacificação social.
Entre os agraciados, estão: o desembargador Demócrito Filho; o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro José Celso de Mello Filho; o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell; o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Antônio Rulli Júnior; o juiz federal Sérgio Moro; a Associação Comunidade Obra de Maria; o vice-governador Raul Henry; o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.
Também recebem, a secretária estadual da Mulher, Sílvia Maria Cordeiro; o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ranilson Brandão Ramos; o educador Divaldo Franco; o padre Francisco Caetano Pereira; os advogados José Henrique Wanderley Júnior Filho e Márcio José Alves de Souza; a Orquestra Criança Cidadã; a secretária de Esportes do Recife, Yane Marques; e o conselheiro distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna da Silva. Confira a lista completa com os nomes dos homenageados AQUI.
À tarde, às 14h30, o desembargador-presidente Leopoldo Raposo faz o plantio simbólico de uma muda de ‘cássia de sião’ na calçada do Edifício Paula Baptista. Isso será possível porque o TJ pernambucano recebeu 90 mudas de palmeiras imperial e indiana e de cássia, vindas da Sementeira da Prefeitura do Recife, para ornamentação do Palácio. As demais serão plantadas em fóruns do TJPE.
Ainda no campo da sustentabilidade, banners e demais materiais de divulgação do evento serão destinados ao Movimento Catamisto, para reutilização e reciclagem das peças. Membro do grupo, o artista plástico terá peças feitas a partir desses materiais expostas no Palácio e no Fórum do Recife. Nos dois locais, também haverá distribuição de cartão-comemorativo com sementes de ipê-amarelo.
Para encerrar as atividades na segunda (14/8), de volta ao Palácio, o Coral do Tribunal de Justiça de Pernambuco – que retomou as atividades por incentivo do desembargador Leopoldo Raposo após dez anos longe dos palcos – realiza um recital comemorativo. A apresentação, no Salão dos Passos Perdidos, ocorre em parceria com os músicos da Orquestra Criança Cidadã. Por fim, acontece o corte do bolo de aniversário de 195 anos do TJPE.