Sabatina de secretários segue na Caruaru FM

Wagner Gil

Esta semana a Caruaru FM continuou com a série de reportagens com os secretários municipais, no programa Jornal VANGUARDA, que vai ao ar de segunda a sexta, das 7h às 8h. O objetivo é fazer uma prestação de contas do governo de Raquel Lyra (PSDB), destacando as principais ações e gargalos de cada pasta.

Essa série de entrevistas teve início na semana passada, com Rubenildo Moura (Educação), o coronel Luiz Aureliano (Ordem Pública) e Fernando Silva (Direitos Humanos). Esta semana foram sabatinados Humberto Correia Júnior (Serviços Públicos), Niadja Menezes (Obras) e Perpétua Dantas (Mulher).

Uma das pastas mais complicadas da prefeitura atualmente é a Secretaria de Serviços Urbanos. Entre suas atribuições estão limpeza da cidade, iluminação, cemitérios no perímetro urbano e zona rural, feiras de bairro, Parque 18 de Maio, Feira da Sulanca, proteção animal, curral de gado e matadouro público. “Realmente nossa secretaria tem uma demanda enorme, mas temos pessoas bastante comprometidas que tocam tudo de uma forma muito profissional e com foco no desenvolvimento e melhoria para a cidade”, disse Humberto Correia.

Ele elencou as principais ações da pasta. “Neste primeiro semestre foi muito trabalho. Gostaria de parabenizar a nossa equipe, que, apesar de uma parte de nossas ações ter sido feita em um período de transição de governo, trabalhou firme para alcançar os objetivos. Fechamos a primeira etapa do projeto ‘Caruaru, Cidade Limpa’, de forma muito positiva. Até o dia 31 de julho, 38 bairros foram limpos e cerca de 1.280 ruas tiveram lixo ou entulhos removidos”, afirmou o secretário.

Humberto informou ainda que foram feitos cadastros para empresas que atuam com caçambas e iluminação em pontos de risco. “Esse trabalho de iluminação está sendo feito em parceria com outras secretarias e órgãos. A própria polícia nos indica as áreas mais vulneráveis”, explicou. Ele também destacou, entre as ações, o diagnóstico completo do Parque 18 de Maio, que está completamente descaracterizado. Outro trabalho importante, da Secretaria de Serviços Urbanos, foi a entrega de cheques aos sulqueiros que foram vítimas de incêndio no Parque 18 de Maio.

CUIDAR DAS PESSOAS

Durante sua entrevista na Rádio Caruaru FM, a secretária Niadja Menezes disse que a prioridade e a principal obra do governo de Raquel Lyra é ‘cuidar das pessoas’. “Nós estamos trabalhando, trabalhando muito. Em alguns dias a população vai poder observar isso. O trabalho está sendo interno. Para se ter uma ideia, um processo licitatório às vezes demora mais de 100 dias e não é concluído. Eu sei que algumas pessoas estão esperando mais da gestão, mas aviso que, em breve, estaremos também nas ruas”, disse Niadja.

Ela ressaltou, no entanto, que muitas obras físicas já foram feitas e começam a ser sentidas pela população. Entre os destaques, estão a requalificação das escolas Coronel Rufino, na Vila Canaã, e Maria Freitas, em Xicuru, bem como recuperação de dez praças, pavimentação de 20 ruas, conclusão do acesso à Nova Caruaru e da creche do residencial Alto do Moura. “Também entregamos 1.488 unidades do residencial Alto do Moura, numa parceria com o Governo Federal”, completou.

Niadja destacou ainda a desobstrução de 600 esgotos, recuperação da Escola Guiomar Lyra e a entrega da Creche Rodrigo Pinheiro, no Bairro São José. “A grande maioria dessas obras foi com recursos não conveniados, ou seja, próprios”, finalizou.

MULHER COM VEZ E VOZ

Já Perpétua Dantas trouxe quatro laudas de trabalhos já implementados pela Secretaria da Mulher. Ela destacou uma série de ações, comemorando a reabertura da Delegacia da Mulher nos plantões de final de semana. “Sabemos que isso é muito pouco para acabar com a violência contra a mulher. A delegacia estava fechada nos finais de semana e, através de uma grande articulação, ela é reaberta desde março. Nesse caso, temos que agradecer aos policiais e à delegada, que trabalham sem receber pelos plantões. É compromisso mesmo de todos.”

A secretária disse que no primeiro semestre foram inúmeras reuniões com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, além de envolver outras pastas. “Estamos fazendo um grande trabalho aqui, mas contamos com apoio de muita gente e de outras secretarias. Estamos sempre dialogando e buscando soluções juntos. Ação Social e Direitos Humanos, Ordem Pública, Educação, são algumas das secretarias envolvidas e nos ajudando no combate à violência contra a mulher”, afirmou Dantas. “Nós criamos ainda uma roda de diálogo com a temática voltada para à Lei Maria da Penha, que este mês completou 11 anos.”

Perpétua apresentou ainda uma série de ações voltadas para a saúde da mulher, com destaque para a população trans e LGBT. “Nós também estamos ligados nas mulheres do campo. Realizamos uma série de encontro e ações que estão voltadas desde o desenvolvimento social e econômico até sua condição de moradia e acesso aos serviços públicos”, disse.

PARTICIPAÇÃO

Para a produtora da Caruaru FM, Sonaly Oliveira, a participação do ouvinte tem pautado as entrevistas. “Estamos recebendo muitas mensagens. São dezenas por programa, através do nosso whatsapp 99745-3301. Nosso foco é a população”, disse Sonaly.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *