Na segunda (21), durante todo o dia, 26 profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Educação de Caruaru participaram de uma capacitação de formação do Programa Famílias Fortes. A ação coordenada pela Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, é uma parceria com o Escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC), a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde.
O encontro realizado pela Senad foi elaborado com o intuito de ampliar o suporte à qualificação dos profissionais envolvidos no tema de prevenção ao álcool e outras drogas. A capacitação aconteceu na parte da manhã na Câmara de Vereadores do município São Caetano e à tarde, os trabalhos foram concentrados no Cras Rendeiras, em Caruaru. A formação iniciada hoje segue até esta sexta (25) com os profissionais envolvidos nas atividades do programa.
O que é o Programa Famílias Fortes?
É uma ferramenta de prevenção ao uso problemático de álcool, tabaco e outras drogas e outros comportamentos de risco à saúde da criança e do adolescente. É realizado com famílias compostas por jovens entre 10 e 14 anos e seus responsáveis. A prevenção se realiza com foco no sujeito, por meio do reforço dos fatores protetivos, do fortalecimento de vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades de vida.
Criado por pesquisadores da Universidade de Utah, EUA, na década de 80, o Programa Famílias Fortes foi adaptado pela Oxford Brookes University, do Reino Unido e chegou ao Brasil em 2013. Aqui o projeto foi implantado com base nos programas de prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas testados e implementados em países com estrutura política e social semelhantes ao Brasil como México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, El Salvador, Honduras, Irlanda, e Espanha.