Nesta terça-feira (22), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva chega a Alagoas com a caravana “Lula Pelo Brasil”. Terceiro estado visitado por ele, Lula atravessa o Rio São Francisco e chega de barco no Porto de Penedo onde será recebido pela população e por autoridades.
Lula dormirá em Arapiraca, onde, na quarta-feira (23), o ex-presidente recebe o título doutor honoris causa na Universidade Estadual de Alagoas.
No mesmo dia, ele segue para um ato em Maceió, quando finaliza sua passagem pelo estado.
Lula percorre com a caravana nove estados do Nordeste, somando 4 mil quilômetros de trajeto feito de ônibus. O ex-presidente pretende “revisitar” o povo nordestino, mantendo sua tradição de viajar o país para ouvir e conversar com as pessoas, assim como fez nos anos 70, 80 e 90.
Investimentos em educação em Alagoas
Através de programas de inclusão criados por Lula, milhares de pessoas, até então sem acesso ao ensino superior, tiveram a oportunidade de serem a primeira geração de muitas famílias a chegar à graduação. Programas como ProUni e Fies possibilitaram a entrada de pessoas de baixa renda ao ensino superior.
Foi na gestão de Lula que também foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas em 2008.
Só na Uneal – onde receberá o título – o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Culturais Indígenas (Prolind) garantiu a formação de 76 professores indígenas pela universidade.
Já o Programa de Licenciatura em Educação no Campo graduou 54 professores da Uneal, segundo dados da instituição. O Procampo apoia a implementação de cursos de licenciatura em educação do campo nas universidades públicas, voltados especificamente para professores que atuam no ensino fundamental e ensino médio nas escolas rurais.
Historicamente esquecido pelos governos anteriores, Alagoas contou com um carinho especial dos governos Lula que promoveu a interiorização de universidades e institutos federais pelo programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais criado em 2004. Foi o caso da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus de Arapiraca, inaugurado por ele em 2006 e que hoje possui três câmpus e oito pólos vinculados.