IPTU verde deve virar realidade em Caruaru

camara (13)

Wagner Gil

Provocada pelo vereador Heleno Oscar (PEN), a Câmara de Vereadores realizou, na manhã da última quarta-feira (20), uma audiência pública para debater a criação do IPTU Verde, que consiste em oferecer descontos especiais para quem utilizar práticas sustentáveis (pessoa física ou jurídica). “É uma questão de bolso, pois vai oferecer desconto, mas o benefício vai mais além e chega na melhoria da qualidade de vida”, disse o edil. Alunos do Colégio Sagrado Coração, professores da Aces-Unita e de entidades não-governamentais também apresentaram propostas.

O encontro contou com a presença dos vereadores Marcelo Gomes (PSB), Fagner Fernandes (PTdoB), Bruno Lambreta (PDT), Alberes Lopes (PRP), Alisson da Farmácia (PPS), Leonardo Chaves (PDT), Zezé Parteira e o presidente Lula Torres (PDT). “Reunimos aqui muitos parlamentares e alguns deles não vieram porque foram numa missão sobre segurança, junto à prefeita Raquel Lyra, ao Palácio do Campo das Princesas”, disse Heleno.
O vereador destacou ainda a participação da professora universitária e engenheira ambiental, Mariana Cardoso. “Trouxemos aqui uma das maiores especialistas do Nordeste para tirar dúvidas e mostrar as vantagens que esse tipo de projeto pode trazer para Caruaru. Nós temos uma prefeita que apoia a ideia e acredito que vamos conseguir implementar esse imposto aqui.” O percentual do desconto e quais as práticas que devem ser utilizadas constam no pré-projeto que foi entregue ao Governo Municipal por Heleno Oscar.

Um dos assuntos comentados foi a perda de receita que a PMC poderia ter. A professora Mariana Cardoso contestou. “Se perde de um lado quando oferece um desconto, ganha-se de outro. Ela citou a redução dos custos com saúde, principalmente quando a qualidade do ar é boa. “Quando temos uma qualidade de vida e um ar melhor, a prefeitura vai gastar menos com problemas respiratório ou que são causados pela poluição. Na verdade, a criação do IPTU Verde numa cidade que se desenvolve tanto como Caruaru só traz ganhos para todos”, afirmou a professora.

O advogado Bruno Martins participou da concepção do pré-projeto. “Esse projeto foi bastante discutido e elaborado por várias cabeças que pensam e estudam sobre o tema. Cidades que já aplicam o IPTV Verde, como Curitiba e Salvador, foram analisados”, disse. “Saio daqui feliz pela boa participação que tivemos, principalmente de alunos e professores universitários”, explanou o ambientalista e professor Alexandre Henrique, que abriu o evento falando sobre o Rio Ipojuca.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *