Entre os dias 29 e 30 de setembro as comunidades tradicionais de terreiros e representantes da população negra, cigana e outras minorias irão realizar a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial de Caruaru. Nesta edição será trabalhado o tema ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento’. O evento será realizado pela Secretaria de Desenvolvimentos Social e Direitos Humanos de Caruaru em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Fundação de Cultura e Turismo, ambos, também do município.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sediará a abertura no dia 29 com uma palestra magna sobre o tema da conferência, a partir das 19h. Neste primeiro dia o evento irá contar com a presença do professor e historiador João Batista e da yalorixá Mãe Elza, que é também coordenadora da Igualdade Étnico Racial do Governo de Pernambuco. Já no dia 30, a programação será das 8h às 17h no Colégio Municipal Álvaro Lins, iniciando com a apresentação da palestra sobre intolerância religiosa que será apresentada pelos professores da UFPE, Jansen Felipe, que é também doutor em Educação e Sandro Guimarães Sales, antropólogo.
Após a palestra serão proferidas as leituras para aprovação do regimento interno da conferência e das propostas, estimulando a participação efetiva da população na etapa municipal. Também serão eleitos os (as) delegados (as) para a Conferência Estadual. Na oportunidade serão abordandos os seguintes assuntos: Educação e Diversidade Cultural, Racismo Institucional, Comunidades Tradicionais de Terreiros, Mulheres Negras e Direitos Trabalhistas, Negros e Negras e o Ensino Superior, Negros e Negras LGBT, Juventudes Negras, Capoeira e Diversidade Cultural do Povo Negro.
Programação:
Dia 29 (19h): “Palestra Magna com o Tema – O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”
Palestrantes: Professor João Batista (historiador) Mãe Elza – Yalorixá e Coordenadora da Igualdade Étnico Racial do Governo do Estado.
Dia 30: Palestra (8h) Intolerância Religiosa com Jansen Felipe (Doutor em Educação pela UFPE) e o antropólogo Sandro Guimarães Sales.
9h Aprovação do Regimento.
10h – Eixos Temáticos (Facilitadores)
Eixo 1 – Reconhecimento: Profª. Ms. Michelle Guerreiro – FAFICA
Eixo 2- Garantia de Justiça: Drª. Lucimary Passos – (ativista dos direitos humanos)
Eixo 3 – Do Desenvolvimento: Drª. Ana Maria Barros
Eixo 4 – Discriminação Mútua e Agravada: Prof. Ms. Aristóteles Veloso – FAVIP- DEVRY e Mestrando em Educação Contemporânea Émerson Santos.
Serviço
Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial de Caruaru
Dias: 29 e 30 de setembro