A falta de chuvas acarreta crise na zona rural

Nesta tarde, a Secretaria de Desenvolvimento Rural apresentou para a equipe de transição da prefeita eleita, Raquel Lyra, organograma, atribuições e o trabalho que vem sendo desenvolvido na zona rural de Caruaru/PE. O atual secretário, Eraldo Barbosa, passou que uma das maiores demandas da pasta está com no abastecimento de água com carro-pipa. Segundo ele, a situação tenderá a se agravar em janeiro, caso não chova. “Trabalhamos em parceria com a Compesa neste abastecimento. Levamos água para as cisternas dos agricultores. Mas água está cada dia mais difícil e se não chover nos próximos dias a população da zona rural poderá ficar com esse abastecimento comprometido”, explicou.

Essa secretaria é responsável, também, pela limpeza de barreiros, aração de terras, Garantia Safra, cadastro de imóveis rurais junto ao INCRA, vacinação dos rebanhos dos agricultores familiares, silagem e a inseminação artificial do rebanho bovino, que objetiva a melhoria do rebanho leiteiro e de corte.

Eraldo aproveitou para informar que toda frota da secretaria é própria, o que possibilita uma assistência mais eficiente nas demandas rurais, principalmente quando se trata da manutenção dos 300km de estradas vicinais. “Adquirimos tratores, caminhões e veículos pequenos através de emenda parlamentar do Deputado Federal, Wolney Queiroz. Dessa forma economizamos na questão do aluguel de veículos e conseguimos atender melhor a população”, disse Eraldo.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *