Abertas as inscrições do programa Jornalismo Sem Fronteiras 2017

Em sua sétima edição, o programa de formação de jornalistas e estudantes de comunicação, Jornalismo Sem Fronteiras, lançado em 2012, abre a oportunidade de atuar como um correspondente internacional em Buenos Aires, aprendendo como realizar a cobertura política, econômica esportiva e cultural do que acontece na Argentina, buscando identificar fontes estratégicas locais e definindo os fatos mais relevantes do momento naquele país sob a ótica do jornalismo brasileiro.

Ser correspondente internacional é uma entre as muitas possibilidades de atuação que a profissão de jornalista proporciona. É instigante, sedutora. Um grande desafio que envolve diferentes competências, sobretudo a de conhecer a realidade de outro país e traduzi-la para o público brasileiro.

O objetivo do programa Jornalismo Sem Fronteiras é proporcionar, a estudantes de comunicação e jornalistas profissionais ou de áreas correlatas, a possibilidade de uma imersão na experiência de ser um correspondente internacional.

Durante a experiência os participantes “colocam a mão na massa”: escutam, fotografam, entrevistam, filmam, editam, participam de reuniões e produzem reportagens em vídeos e textos, que serão postados no site do Jornalismo Sem Fronteiras.

Numa série de entrevistas e conversas com alguns dos mais renomados jornalistas e correspondentes internacionais, descobrem como fazer reportagens com credibilidade, como identificar e manter fontes confiáveis, onde buscar informações exclusivas. Nesses diálogos, entendem também o que fazem e como funcionam algumas das principais instituições do país.

Além disso, têm a oportunidade de conhecer a redação de importantes veículos e circular por cidades como Buenos Aires e Madri, carregadas de história e que têm um presente social e político eletrizante. Nesse passeio intenso deparam-se com locais onde Evita Perón fez discursos emocionantes, como a Plaza de Mayo, onde também desfilavam Las Madres em sua luta contra a ditadura militar e onde ainda a população, indignada, levou um presidente da República a renunciar, fugindo de helicóptero da Casa Rosada. Um roteiro vibrante e inesquecível.

Com esse arcabouço, passando a conhecer a história recente do país, têm, enfim, a oportunidade de realizar uma verdadeira cobertura internacional. Uma experiência prática de formação profissional que se situa muito além de uma sala de aula!

A preparação do programa é realizada em São Paulo (ou virtualmente, para aqueles que moram em outros estados ou não podem comparecer na data dos encontros). São três encontros, em que acontecem oficinas e bate-papo com profissionais que ajudam a realizar melhor o trabalho durante a vivência no país de destino.

Onde: Buenos Aires – Argentina
Quando: de 4 a 14 de julho de 2017
Investimento:
O programa: 4 parcelas de US$ 337,50 (trezentos e trinta e sete dólares e cinquenta centavos)
A viagem: Passagem São Paulo/Buenos Aires/São Paulo + hotel com café da manhã + transfer + seguro saúde: US$ 1700,00 (mil e setecentos dólares) parcelados no cartão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *