Abertas inscrições para o X Seminário de Educação de Trânsito do DETRAN-PE

O DETRAN-PE abre inscrições para seu X Seminário de Educação de Trânsito, que acontecerá no dia 18 de setembro, das 9 ao meio-dia, no auditório da Uninassau, localizada no bairro das Graças, em Recife. O evento marca a abertura, em Pernambuco, da Semana Nacional de Trânsito 2014, cujo tema é “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”. As vagas para o Seminário são limitadas e os interessados em participar, gratuitamente, devem preencher o formulário disponível no site do DETRAN-PE: www.detran.pe.gov.br .

O Seminário terá participação de especialistas em temas relativos ao reconhecimento do papel fundamental do Pedestre no cenário do trânsito. A Diretora do Centro de Prevenção às Dependências, Ana Glória Melcop, fará a palestra “Pedestre: o seu direito de caminhar”, abordando como a vulnerabilidade dos pedestres está associada à desigualdade social entre os atores do trânsito, influenciada pelos símbolos de status construídos culturalmente. Outro foco da pesquisadora é como a ingestão de álcool pelos pedestres pode contribuir para aumentar sua exposição ao risco de acidentes.

Outro palestrante será o pesquisador Sérgio Murilo, da Uninassau, que apresentará os resultados de uma pesquisa cujo título é o questionamento “É possível andar pelas calçadas do Recife?”.

Projeto Calçada Itinerante – O Seminário terminará com a participação do arquiteto Artur Mendonça, coordenador do projeto Calçada Itinerante, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN). A Calçada Itinerante tem 18 metros e simula uma calçada real, que pode ser levada para diferentes lugares, com os obstáculos que dificultam a mobilidade do pedestre. Uma estratégia do projeto, por exemplo, é vendar as pessoas, que forem usar a Calçada, permitindo a elas experimentar como se sente uma pessoa com deficiência diante dos obstáculos presentes nas calçadas efetivamente presentes nas ruas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *