Academia Caruaruense de Literatura de Cordel comemora 20 anos no sábado (17)

Entidade voltada para a produção e preservação da poesia popular, a Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) comemora 20 anos de atividades com uma vasta programação, que será realizada ao longo de todo o sábado (17). O evento, gratuito, ocorrerá no Teatro Prazeres Barbosa Espaço Nerisvaldo Alves, situado na Rua Barreiros, nº 148, Caiucá.

A programação começará às 9h30, com a roda de conversa “Mulheres que Fazem Poesia”, que contará com a presença de escritoras caruaruenses com o intuito de trocar inspirações, emoções e palavras transformadoras.

O evento seguirá à tarde, a partir das 14h, com declamações de poesias realizadas por um grupo de crianças de uma escola da rede municipal de Caruaru. Na ocasião, serão abertas as inscrições para o projeto “Academia de Cordel Mirim”, cujo objetivo é incentivar as novas gerações à produção literária. Ainda à tarde, ocorrerá o lançamento de uma antologia com poemas e cordéis de acadêmicos da instituição.

A celebração continuará à noite, a partir das 19h, com várias atrações da música regional, a exemplo de Erisson Porto, Luciana Salvador, Mabel Cavalcanti e Sóstenes. Neste momento, também será realizado o corte do bolo e confraternização dos acadêmicos e do público presente.

De acordo com o presidente da ACLC, Nerisvaldo Alves, a data representa o legado de duas décadas e aponta para os próximos passos. “A Academia de Cordel nasceu com o sentimento de continuidade. Esse mesmo sentimento permanece ao longo do tempo e, a cada dia, ganha fôlego. Vamos manter acesa a chama do Cordel, que é reconhecido nacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial”, exclama.

Serviço
O quê? Academia Caruaruense de Literatura de Cordel celebra 20 anos
Quando? No sábado, a partir das 9h
Onde? No Teatro Prazeres Barbosa Espaço Nerisvaldo Alves, na Rua Barreiros, 148, Caiucá, Caruaru-PE
A entrada é franca.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.