Academia de Cordel com nova diretoria 

Academia de Cordel empossa nova diretoria. Evento será marcado por poesia e música, na manhã deste sábado, no Museu do Barro de Caruaru.

Poesia, música e arte. Esses ingredientes farão parte da posse da nova diretoria da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC). O evento ocorrerá neste sábado, dia 14, a partir das 10h da manhã, no Museu do Barro de Caruaru (Mubac), localizado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

Além da solenidade de posse, haverá um recital com os poetas da ACLC e apresentações musicais, com Carlos Alves e Artur Motta. Na ocasião, a poetisa Geovania Alexandre lançará o cordel ‘As encantadas em meu caminho’. Ademais, o evento integra as comemorações de 11 anos da instituição.

Com mandato de 02 anos, a nova gestão da entidade apresentará a seguinte formação: Presidente: Jénerson Alves; Vice-presidente: Nerisvaldo Alves; Primeiro Secretário: Nelson Lima; Segundo Secretário: Carlos Soares; Primeiro Tesoureiro: Val Tabosa; Segundo Tesoureiro: Wilson China. A eleição da diretoria ocorreu na última reunião ordinária da Academia, em abril.

O presidente eleito, Jénerson Alves, afirma que o objetivo é fortalecer a literatura de cordel como instrumento de identidade cultural e ferramenta educativa. “Nossa visão é promover um trabalho engajado, que não fique restrito à questão da arte pela arte. O cordel pode e deve ser entendido como uma forma lúdica de participação no debate público”, declara.

Histórico
A Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) foi fundada no dia 18 de maio de 2005. Com ela, nasceu também o desejo de valorizar ainda mais o cordel, o repente, a xilogravura e artes afins, promovendo uma maior descoberta sobre a identidade do município por meio da cultura.

Através da ACLC, surgiu o Projeto Cordel nas Escolas – que funciona em Caruaru desde 2006 –, destacando a arte regional em salas de aula. Eventos como o Maior Cordel do Mundo e o Festival Literário Arrasta Cordel também fazem parte da história da Academia, bem como a execução da tradicional ‘Noite da Academia’, integrando os festejos juninos de Caruaru, onde funciona o Polo do Repente. Ademais, os integrantes da Academia costumam se apresentar em escolas, entidades e produzir cordéis, sobretudo de caráter educativo. Atualmente, a ACLC funciona em conjunto com a Casa do Artista, no Polo Cultural da Estação Ferroviária, mas a previsão é que a partir do segundo semestre a entidade passe a funcionar em sede própria, também em uma das ‘casas culturais’ do Polo Cultural de Caruaru.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *