Com o objetivo de identificar as dificuldades enfrentadas pelos seus associados e obter informações que subsidiem ações futuras junto aos governos e demais instituições, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) dará início, na próxima terça-feira (09), a uma pesquisa com empresários associados e não associados que poderão relatar os impactos em seus negócios em quase três meses de pandemia. O resultado do levantamento garantirá recorte direcionado para a situação do município.
A pesquisa será desenvolvida em cinco categorias de análise: perfil dos negócios (setor, porte e tempo de atuação no mercado), ações adotadas, situação financeira, estratégias e efeitos da crise. A metodologia para coleta de dados primários será a aplicação de um questionário eletrônico entre os dias 09 e 19 de junho. Até o final deste mês, haverá uma apresentação dos resultados do trabalho, que será desenvolvido pelo economista e professor de Economia e Finanças do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Lutemberg Santana e pelo economista e professor de Gestão e Negócios da Escola Técnica Estadual (ETE) Thiago Lima.
“A pesquisa fornecerá elementos para que a Acic possa identificar as dificuldades enfrentadas pelos empresários caruaruenses. Irá captar os efeitos sobre algumas categorias de análise de forma bastante detalhada, como, por exemplo, os efeitos da pandemia sobre o emprego, a saúde física e mental dos colaboradores e empregadores e a situação financeira dos negócios. Além disso, as estratégias de mercado adotadas pelos empreendedores e as perspectivas também poderão ser levantadas. O mapeamento dessa situação sob o ponto de vista local é um dos grandes legados dessa pesquisa que a Acic está instrumentalizando”, explica Lutemberg Santana.
A iniciativa conta também com a contribuição dos diretores da Acic Jaime Anselmo e Matheus Graciano e da diretora executiva Carolina Campos. “Conforme orientação do presidente Luverson Ferreira, estamos desenvolvendo esta pesquisa e acreditamos que os resultados irão ajudar a Acic, maior associação do Norte e Nordeste, que conta com mais de 1.500 associados, a tomar decisões ainda mais assertivas para ajudar as empresas de Caruaru, diante do desafiador cenário criado pela pandemia da Covid-19. Será um termômetro da situação da cidade de maneira geral, pois contará com a contribuição também dos não associados”, afirma a diretora executiva da Acic, Carolina Campos.