Ações de castração com animais comunitários são realizadas pela GPA

Na manhã desta quarta (2), tiveram início as cirurgias de castração dos animais comunitários recolhidos na unidade da UFPE, Campus Caruaru. Lá, foram recolhidos cinco cachorros acolhidos por protetores, alunos e professores da instituição, que receberam prioridade nas cirurgias de castração realizadas pela Gerência de Proteção dos Animais do município, com o objetivo do controle de natalidade destes animais.

O gerente de Proteção Animal de Caruaru, Fagner Fernandes, informa que estão previstas ações de castração em massa nos bairros da cidade. A Gerência oferece apoio aos cuidadores e protetores de animais, com relação aos atendimentos clínicos e prioridade das castrações residentes em lares temporários ou acolhidos por comunidades. Os interessados podem solicitar apoio da GPA através do número (81) 3724-0333.

Os chamados animais comunitários serão identificados pela GPA e registrados no nome de pelo menos um responsável e poderão ficar nas ruas, comunidades ou instituições, desde que sejam seguras.

Pernambuco possui a lei 14.139, de 2010, que prevê o reconhecimento desses animais e garante que eles sejam esterilizados e devolvido à comunidade mediante a assinatura de um termo integral de responsabilidade por um cuidador principal. A ideia é criar uma rede de pessoas nos bairros que possa garantir a sobrevivência saudável de bichos com os quais possui laços afetivos, oferecendo alimentação e cuidados médicos. 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *