O vereador Alberes Lopes (PRP) foi um dos parlamentares mais atuantes nos primeiros seis meses de 2017 na Câmara Municipal de Caruaru. Em seu primeiro mandato, envolveu a população nas principais decisões e demonstrou coerência com as necessidades de Caruaru. Foram aproximadamente 100 projetos de lei, indicações e requerimentos apresentados, que alcançaram às carências dos quatro cantos do município.
Eleito líder da oposição, Alberes trouxe um discurso novo, com seriedade, credibilidade e respeito entre as lideranças comunitárias, às entidades de classes, os demais vereadores, a prefeita do município e os representantes do Governo do Estado.
Alberes conseguiu mobilizar o município para os grandes debates, como as audiências públicas que debateram: A requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira e O impacto econômico e social da implantação do UBER em Caruaru. Ambas abriram diálogo direto com representantes do poder público, entidades e associações representativas de classes, secretarias estaduais e municipais, conselhos municipais, e, principalmente, com a população, que teve seu espaço garantido.
Segue a prestação de contas do trabalho do vereador Alberes Lopes nos primeiros seis meses de mandato como vereador em Caruaru:
Na INFRAESTRUTURA – Alberes reativou o interesse da população e do governo estadual sobre a importância da requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, que precisa reativar os voos comerciais. Solicitou também escolas, calçamentos e melhoria na estrutura de estradas, passagens molhadas e pontes que servem de acesso para milhares de pessoas de vários bairros e comunidades do município.
Na SEGURANÇA – Alberes apresentou o projeto “De Olho no Bandido”, que, através de anteprojeto, vai doar câmeras de segurança para os bairros da cidade, promovendo uma maior sensação de segurança entre os moradores. Em parceria com o comandante do 4º BMP, tenente-coronel Ely Jobson, articulou a volta dos trailers itinerantes nas localidades mais violentas. Solicitou informações sobre a Guarda Municipal e a cobrou a realização de concurso público para agentes municipais. Alberes apresentou ainda indicação para que Caruaru passe a contar uma delegacia especializada no combate a crimes de furtos e roubos de cargas.
Na SAÚDE – Alberes apresentou indicação solicitando recursos para a conclusão das obras do Hospital da Mulher do Agreste, que está sendo construído em Caruaru. A unidade vai oferecer atendimento de urgência e emergência 24 horas para as mulheres de toda região Agreste. Com 60% das obras finalizadas, o Governo do Estado prevê a entrega em 2018. Quanto à prevenção, profissionais de Educação Física devem permanecer nos espaços públicos, como praças e parques para orientar a população sobre a prática saudável.
No MEIO AMBIENTE – Alberes defendeu a causa da sustentabilidade com o projeto de lei ‘Selo Empresa-verde de Caruaru’, que vai incentivar práticas sustentáveis nas empresas públicas e privadas da cidade. Esteve presente na reserva de Serra dos Cavalos, para o qual defende a guarda ambiental de Caruaru. Abraçou a causa da associação SOS Rio Ipojuca, que realiza trabalho de conscientização e proteção do Rio Ipojuca.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO – Alberes Lopes reanimou a expectativa do caruaruense pelo funcionamento do aeroporto, através da iniciativa privada. Promoveu uma audiência pública para debater a requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira em Caruaru. Deu voz a população, poder público, setor empresarial e sociedade civil organizada, numa discussão qualificada e plural sobre o equipamento. Recebeu o apoio do secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreiras. “Parabéns ao vereador Alberes Lopes pela iniciativa, porque sabemos da fundamental importância a volta do funcionamento do aeroporto para o desenvolvimento econômico de Caruaru. Em breve, estaremos comemorando”, disse o secretário. Alberes conheceu a estrutura e o funcionamento do Aeroporto de Fernando de Noronha, administrado pela empresa DIX Empreendimentos. A empresa tem interesse em administrar o Aeroporto de Caruaru. Alberes solicitou a ampliação do terreno do Aeroporto de Caruaru.Alberes apresentou o projeto “MEU PRIMEIRO EMPREGO”, que vai gerar mais empregos e qualificação profissional para adolescentes e mulheres, que busca ingresso no mercado de trabalho. Provocou as entidades, associações e a população para dialogar sobre os ‘caminhos e as necessidades da Feira da Sulanca de Caruaru’. Solicitou a criação na Câmara da ‘Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Feiras’, para atuar especialmente na análise de projetos de lei referentes à ordem econômica do município.
TECNOLOGIA – Incomodado com os altos índices de desemprego em Caruaru e na região Agreste, Alberes trouxe à tona a importância do ‘Fortalecimento do Parque Tecnológico do Agreste’, com ênfase no grande potencial dos jovens produtores de tecnologia do município e de cidades vizinhas. Pediu redução no ISS para empresas do Parque Tecnológico e a criação de uma instituição municipal para administrar o Parque Tecnológico.